ONG Banco de Alimentos lança documentário

O documentário “Cultura do Desperdício – Por uma sociedade mais consciente” foi realizado em parceria com a empresa de comunicação Conteúdos Diversos. A estreia será no domingo, dia 27 de agosto, às 15 horas, no Roof Top (Terraço 2) do Conjunto Nacional, av. Paulista 2.073, como parte da programação da Virada Sustentável 2017.

Ideia original de Luciana Chinaglia Quintão, fundadora da ONG Banco de Alimentos, o documentário “Cultura do Desperdício – Por uma sociedade mais consciente”, realizado em parceria com a empresa de comunicação Conteúdos Diversos, tem o objetivo de provocar a reflexão sobre o consumo consciente e o papel de cada pessoa não apenas frente ao desperdício de alimentos, mas em relação a todos os recursos do planeta. Pela relevância do projeto, a Conteúdos Diversos foi convidada para promover a estreia do documentário no encerramento da Virada Sustentável 2017, que acontece de 24 a 27 de agosto, em São Paulo (SP), envolvendo a participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura e movimentos sociais.
Com patrocínio do Rabobank Brasil, via Lei Rouanet, o documentário tem 50 minutos e será apresentado no dia 27 de agosto, às 15 horas, no Roof Top (Terraço 2) do Conjunto Nacional, av. Paulista 2.073. Sérgio Lopes, sócio da produtora Conteúdos Diversos, destacará os objetivos que nortearam a realização do documentário. Após a exibição, será realizada uma mesa de debate para aprofundar a reflexão do público sobre temas que extrapolam a questão do desperdício de alimentos.
A mesa terá como moderador dr. Fabrício Soler, advogado especialista em resíduos sólidos, e os convidados Luciana Chinaglia Quintão, fundadora e presidente da ONG Banco de Alimentos; Thaís Fontes, diretora do Rabobank Brasil; Cláudio Zanão, presidente da ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados); José Valverde, secretário-executivo do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA/SP); e André Palhano, idealizador da Virada Sustentável. Vilma Peramezza, administradora do Conjunto Nacional e presidente do Conselho da Associação Paulista Viva dará as boas-vindas aos presentes.
Cultura do Desperdício
“O desperdício é uma desordem cultural e social. Pode-se dizer que desperdício é a cultura da desordem”, afirma Luciana Quintão, na abertura do documentário. Há quase 20 anos, Luciana atua para minimizar os efeitos da fome e combater o desperdício de alimentos, com a ONG Banco de Alimentos, pioneira no Brasil no conceito de “colheita urbana”. De janeiro de 1999 a dezembro de 2016 foram arrecadadas mais de 6 mil toneladas de alimentos, evitando um grande desperdício. Apenas em julho de 2017, foram arrecadadas 44 toneladas de alimentos bons, que seriam descartados, mas que são coletados pela ONG e levados a instituições sociais. “Mais de 30% do alimento produzido no mundo não vai para o prato de ninguém, vai para o lixo. O desperdício ocorre em toda a cadeia produtiva: na colheita, no meio do processo de manuseio, armazenamento, transporte, no atacado, no varejo e, no fim, na mesa do consumidor”, explica Luciana.
Para debater os vários aspectos do que Luciana chama de “cultura do desperdício”, o documentário traz a participação de convidados, especialistas de diferentes áreas: Eduardo Giannetti (economista e escritor); Aron Belinky e Manoela Maluf Santos (Programa de Produção e Consumo Sustentáveis do GVces); Camila Kneip (nutricionista); Isabela P. Becker (Fazenda da Terra); Rosa Alegria (futurista/Economia Circular); Ricardo Guimarães (Thymus Branding); Flávia Cunha (Casa Causa); Patricia Quadri (educadora/Remelli); Talita Campoi Marinho (Urban Farmers Brasil); Fabrício Soler (especialista em Direito dos Resíduos); Cláudio Spínola (Morada da Floresta); Carolina Piccin (MaterialLab); Rony Meisler (Grupo Reserva); Susy Yoshimura (Instituto GPA); Fabiana Alves (Rabobank Brasil); Paulo Lima (Prêmio Trip Transformadores); e Luciana Annunziata (gestora de sustentabilidade).
Participam também produtores como Cláudio Makoto Kikuti (Hydromania) e pessoas que lidam diretamente com a questão do lixo: Cido Martins (Associação Reciclázaro); Claudinho Miranda (Instituto Favela da Paz); José Marco “Bel” (Cooperativa Vitória do Belém); e Fabio Miranda (Periferia Sustentável), além de chefes de cozinha, feirantes, catadores, recicladores e agentes ambientais.
“Cultura do Desperdício” – Ficha técnica
Ideia original: Luciana Chinaglia Quintão
Roteiro: Marcelo Cândido de Melo
Direção geral: Sérgio Lopes
Direção: Paula Galacini
Colaboração desenvolvimento conteúdo: Cristiane Oliveira
Pesquisa de personagens: Mariana Quartucci
Assistente de direção: Ana Carollina Gonçalves Marcondes
Montagem: Paulo e Carlos Suconic
Produção executiva: Sílvia Prado
Produtor: Joyce Martirani
Estagiária de produção: Thaís de Souza Roque
Direção de fotografia: Pichi Martirani
Câmera: Paulo Suconic e Pichi Martirani
Assistente de câmera: Ademir Gavbez Miguel Junior
Técnico de som direto: Rogerio Aparecido de Souza
Logotipo: Tulio Faggim
Abertura e grafismos: Gil Caserta
Produção musical: In Sonoris
Música: Vinícius Porto e Paulo Garfunkel
Voz: Skowa
Captação de voz: Edson Ghilardi e Marcelo Rocha
Edição, mixagem e finalização de áudio: Cuca Nabar
Assessoria prestação contas: Lia Nunes
Assistente financeiro/controller: Fátima Pires
Assessoria jurídica: Cherto, Carvalhaes & Amaral Advogados
Assessoria contábil: Senel Organização Contábil
Transporte: Records
Linguagem acessível: Elisabete Figueira

Artigo anteriorSemáforos de Osasco vão funcionar no amarelo
Próximo artigoTemplos religiosos de Barueri poderão ter isenção