Em uma cerimônia emocionante, que durou pouco mais de duas horas na manhã deste domingo (04/03), o Padre Pedro despediu-se da Paróquia Santo Antônio. Durante a Missa de Ação de Graças pelo tempo de missão do pároco, todas as comunidades católicas da região da Granja Viana, além de autoridades do município, prestaram suas homenagens ao sacerdote.

De vigário a pároco, foram nove anos de trabalho na Granja Viana. Desde que chegou, em 2009, o pároco pautou seu trabalho pela forte atuação junto à comunidade e trouxe um novo modelo de gestão de paróquias. Além da setorização e criação da Paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores, a Igreja Santo Antônio, a matriz, foi reformada e o número de fiéis praticamente quadruplicou, chegando a 70 mil em toda a região. Investiu na formação de lideranças, apoiou ações sociais da comunidade e atendeu muitas famílias.

“Em nome da população de Cotia, agradeço por tudo, padre, pelo que fez pela nossa comunidade. Entre acertos e erros, o senhor com certeza acertou muito mais do que errou e hoje entrega ao Padre Brás uma comunidade muito melhor do que quando chegou. Feliz da comunidade da Bela Vista que agora vai recebê-lo”, declarou o prefeito Rogerio Franco.
Visivelmente emocionado, Padre Pedro agradeceu o carinho de todos, citou passagens bíblicas e pediu perdão por eventuais erros cometidos. Fez questão de cumprimentar e tirar fotos com os fiéis. E após a missa, durante o almoço de confraternização, até se arriscou no microfone, cantando ao lado do músico Denis.
Agora, com o coração alegre e triste ao mesmo tempo, como ele mesmo define, Padre Pedro se despede da Granja Viana e parte para a Paróquia Nossa Senhora Achiropita, a mesma onde está o Padre Bogaz, para realizar um trabalho voltado à dependência química. Em seu lugar assume o Padre Brás, vindo de Mato Grosso.
“Que todos perseverem, entendam esse momento de transição e conservem esse mesmo espírito de solidariedade”, é a mensagem que deixa para os granjeiros.
Confira as fotos da missa e do almoço:
Por Juliana Martins Machado