Possibilidades de ser

Regina Pastore, escritora e coordenadora do Bem Viver, conta sobre as diferentes possibilidades de ser e agir que nós temos

 

 Nós temos inúmeras possibilidades de ser, isso significa que podemos ser e agir de muitas maneiras diferentes. O que costuma ocorrer é que nos cristalizamos em um determinado hábito de ser. Endurecemos a mente e o coração e passamos a enxergar a nós mesmos somente através desse hábito.

É fundamental termos a mente aberta para a todo momento repensarmos a nossa maneira de ser e agir a partir da seguinte questão: ” eu estou congelado nesse mesmo modo de ser e agir durante anos, talvez pela vida toda e não consigo mudar?

Um passo decisivo para a mudança é o exercício da reflexão. Se pudermos refletir sobre comportamentos, agiremos muito melhor conosco e com nossos familiares.

Conversei, quando eu estava escrevendo o meu livro “Sem medo de dirigir”, Ed. Alaúde, com várias mães que tinham medo de dirigir automóvel. Elas demonstravam vontade de mudar, pois viviam em dificuldades tendo que levar seus filhos ao Colégio de ônibus ou táxi. No entanto, apenas a vontade não bastava, algo as impedia na obtenção do sucesso. 

Observei que a partir do momento que explodiu nessas mulheres realmente uma necessidade enorme de mudar, aliada a necessidade uma perspectiva sadia de “dar o melhor ao seu filho”, operou-se o caminho de uma verdadeira mudança.  

 A possibilidade de ser manifesta a partir de um comportamento que sugere dar o melhor de si para ser um bom exemplo para o filho, abre as portas para um novo estilo de vida.

Uma nova forma de pensar e agir significa aceitar os desafios da vida. Se a mãe se abre para aceitar os desafios da vida visando o entendimento e a superação de obstáculos, seu filho terá muitas chances de ter imitar tal comportamento e visão de mundo. 

A influência dos pais sobre os filhos é imensa, vital e pode ser bastante construtiva. Nota-se que quando os pais se modificam (interior e exteriormente), seus filhos se abrem para acompanhamento do processo.

O que podemos oferecer aos nossos filhos? Um mundo de possibilidades. Entre as muitas possibilidades, uma em destaque: a dor nos ensina. Por meio de alguma dor ou angústia, passamos a nos questionar sobre como podemos romper com uma maneira antiga de ver as coisas e inaugurar uma nova.

Autora: Regina Pastore, apresentadora tv, escritora, consultora em qualidade de vida-yoga e coord do projeto Bem Viver
(formação superior em Filosofia e Psicologia)
(11) 9756-8801

Artigo anteriorRelação médico-paciente: humanização é fundamental
Próximo artigoCotia e Caucaia recebem programa “Alimente-se Bem” do SESI