Preparação para o Verão: quais os serviços mais buscados na construção civil

Manutenção de ar condicionado e de piscinas estão entre os serviços mais procurados pelos consumidores que querem preparar a casa para a chegada do verão

Começa a temporada dos preparativos para a estação preferida dos brasileiros, com dias mais longos, noites mais curtas e muito calor. Como acontece nas diferentes fases do ano, cada estação promove uma transição no comportamento dos consumidores. Esse ano, tão marcado pela necessidade de permanecer mais tempo em casa, consagrou também o interesse pela adaptação dos lares à uma nova realidade. É o que confirmam os indicadores da habitissimo – plataforma exclusiva para oferta e contratação de serviços de manutenção, reformas e construção de ambientes residenciais e comerciais.

Nos meses que antecedem o verão, o conforto e o lazer dentro de casa atingiram o topo das prioridades. Mês a mês, os registros de serviços relacionados às altas temperaturas seguiram crescendo. A Manutenção de Ar Condicionado liderou o ranking dos serviços relacionados às altas temperaturas com um crescimento de 211% nos pedidos de orçamento feitos em outubro, se comparados aos orçamentos de julho.

Evidenciando o lazer em casa como opção para o período de distanciamento e já prevendo a proximidade das férias escolares, a Manutenção de Piscinas, no mesmo período, teve 119% mais solicitações de orçamentos na plataforma. Seguindo a mesma premissa, os que ainda não possuíam uma área de lazer privativa, também decidiram investir: a Construção de Piscinas registrou um aumento um pouco menor, porém significativo. Foram feitos 70% mais pedidos de orçamento para essa categoria durante o mês de outubro em comparação com o mês de julho.

Tipificado por ser um serviço que já possui grande procura ao longo de todo o ano, o Controle de Pragas ficou ainda mais notório. O número de consumidores que buscaram prestadores especializados neste serviço e pediram orçamento durante o mês de outubro foi 71% maior do que em julho.

Para Ariel Cervantes Quintana, diretor da plataforma e responsável pelas operações no Brasil e em Portugal, era esperado que 2020 se caracterizasse por demandas de serviços mais direcionados às residências, confirmando o comportamento de grande parte das pessoas que ainda permanecem respeitando o distanciamento social. “Estamos acompanhando e notando que esse é um comportamento unanime não só no Brasil, mas também nos outros oito países onde a habitissimo mantém operações. A instável convivência social ainda permite que os consumidores façam investimentos em suas residências para deixá-las mais confortáveis e atrativas para os momentos de lazer”, comenta Quintana.

Sobre a habitissimo: Fundada em 2009, na Espanha, a habitissimo é uma solução online para quem oferece e busca serviços nas áreas da construção civil. Profissionais do setor tornam-se parceiros da plataforma e têm acesso às solicitações de orçamentos de potenciais clientes, além de contar com um ambiente digital com diversas funcionalidades que agregam valor ao seu trabalho ou à sua empresa. Já o cliente pode solicitar, gratuitamente, seu pedido de orçamento que será distribuído a uma ampla gama de profissionais. Só no Brasil, a habitissimo conta com cerca de 350 mil profissionais e empresas cadastrados em 86 categorias de serviços. Está presente em mais oito países: Espanha, Itália, México, Argentina, Chile, Colômbia, Portugal e Peru, onde chegam à somatória de 991 mil empresas e profissionais cadastrados. Desde 2019, a habitissimo integra o grupo HomeServe, empresa internacional especialista em oferecer profissionais e tecnologia para reparos e melhorias em residências, com presença em seis países; Reino Unido, Estados Unidos, França, Espanha, Portugal e Japão. Listada na Bolsa de Valores de Londres, a HomeServe possui uma capitalização de mercado de £ 3,9 bilhões.