Pró-Sangue comemorará Dia Mundial do Doador

Fundação prestará homenagem a doadores de sangue

No dia 14 de junho, a Fundação Pró-Sangue celebra o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue. Instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2004, a data tem por objetivo principal aumentar a conscientização sobre a oferta de sangue seguro e agradecer os doadores de sangue pelo seu gesto que salva vidas.

Em 2016 a celebração da data vem acompanhada de uma grande campanha internacional que traz o seguinte tema: “Blood connects us all” (“O sangue conecta todos nós”). A ideia é trazer um agradecimento aos doadores de sangue e realçar a profunda conexão que há entre essas especiais pessoas e os pacientes que precisam de transfusão. Para tanto, a edição desse ano traz testemunhos de pessoas cujas vidas foram salvas graças a esse gesto de solidariedade.

Segundo dados da OMS, a cada ano mais de 92 milhões de bolsas de sangue são coletadas no mundo, sendo que o Brasil registra mais de 3,7 milhões de doações por ano, respondendo por quase 4% do montante planetário. Ainda de acordo com o organismo internacional, 45% destes doadores têm menos de 25 anos e 40% são mulheres. Em nosso país 36,35% são mulheres e 41,18% dos doadores estão na faixa situada entre 18 e 29 anos.

A OMS tem como grande compromisso a melhoria da segurança do sangue global. Uma das resoluções estabelecidas na Assembleia Mundial da Saúde em 1975 é que as doações fossem voluntárias e não remuneradas até 2020. De acordo com o organismo internacional, os doadores de sangue que oferecem menos riscos são aqueles que se enquadram dentro desse perfil. Entretanto, dentro de um universo de 164 países, em apenas 62% a doação de sangue atende a esses quesitos.

Outro dado curioso segundo a OMS é que dentro desse universo de 92 milhões das bolsas coletadas anualmente em todo o mundo, 1,6 milhões de unidades são descartadas devido à presença de marcadores de doenças infecciosas. Além disso, 13 milhões de pessoas que se candidatam à doação são recusadas em função de anemia, condições médicas ou risco de infecções que possam ser transmitidas através da transfusão.

A Fundação Pró-Sangue está atenta a todas essas questões. Zelosa em garantir a qualidade das bolsas, realiza uma triagem rigorosa dos candidatos, em alinhamento às normas nacionais e internacionais de segurança do sangue do Ministério da Saúde, da Associação Americana e do Conselho Europeu de Bancos de Sangue.

No Brasil, a doação de sangue não pode ser remunerada em hipótese alguma. De acordo com a legislação que rege os procedimentos hemoterápicos em nosso território, tal gesto deve estar destituído de qualquer espécie de benefício.

Festividade aos Doadores

Para comemorar o Dia Mundial do Doador de Sangue, a Pró-Sangue receberá os doadores com muita festividade.  As pessoas que comparecerem no dia 14 de junho no Posto Clínicas terão uma recepção diferenciada.

Para doar sangue, elas devem estar em boas condições de saúde, vir alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e trazer documento de identidade original com foto recente (que permita a identificação da pessoa).

Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista na triagem, no dia da doação. Só lembrando que de segunda à sexta-feira, o tempo de espera no atendimento é menor.

O posto Clínicas fica na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar, a 200 metros da estação Clínicas do Metrô. A unidade atende das 7 às 18 horas de segunda a sexta; das 8 às 17 nos sábados, feriados e emendas; e nos 1º e 3º domingos, das 8 às 13 horas. O estacionamento, gratuito aos doadores, é o subterrâneo – Garagem Clínicas, na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar.

Mais informações no Alô Pró-Sangue 0800 55 0300,no site www.prosangue.sp.gov.br,no twitter @pro_sangue ou no facebook /prosangue.

Funcionamento dos postos

Posto Clínicas

Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 1º andar

De segunda a sexta-feira, das 8 às 18h

Sábados, feriados e emendas, das 8 às 17h

Fechado aos domingos

Posto Dante Pazzanese

Av. Dr. Dante Pazzanese, 500

De segunda a sexta, das 8 às 17h

2º e 4 º sábados, das 8às 16h (a partir de junho)
Fechado nos demais sábados, domingos e feriados

Posto Regional de Osasco

Rua Ari Barroso, 355 – Presidente Altino

De segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30
Sábado, das 8 às 16h

Fechado nos demais sábados, domingos e feriados

Posto Barueri

Rua Ângela Mirella, 354 Térreo – Jd. Barueri – Barueri

De segunda a sexta-feira, das 8 às 16h

Fechado aos sábados, domingos e feriados

Posto Mandaqui

Rua Voluntários da Pátria, 4227 – Mandaqui – São Paulo

De segunda a sexta-feira, das 12h45 às 18h

Fechado aos sábados, domingos e feriados

Posto Pedreira

Rua João Francisco de Moura, 251 – Vila Campo Grande – São Paulo

De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30

Fechado nos sábados, domingos e feriados

Artigo anteriorConfira as festas juninas que acontecem no Brasil
Próximo artigoRodoanel não registra acidentes fatais em feriado