Público prestigia festejos da Congada em Cotia

Durante a 62ª edição da Congada, Cotia recebeu grupos de Taubaté, Mogi das Cruzes, Pindamonhangaba, Lorena e Maracatu de São Paulo

A Congada de São Benedito alegrou o fim de semana (13 e 14) dos fiéis que saíram às ruas de Cotia para festejar o fim da escravidão com uma grande manifestação cultural afro-brasileira, repleta de músicas e danças dos descendentes dos escravos.

Nos dois dias de comemorações, a 62ª edição da Congada de Cotia recebeu grupos de Taubaté, Mogi das Cruzes, Pindamonhangaba, Lorena e Maracatu de São Paulo.

“Participamos todos os anos da Congada de Cotia desde sua primeira festa. É uma grande união entre as congadas e suas famílias, além da comunidade que sempre nos recebeu e nos acolheu com muito carinho e respeito”, declarou a mestre da Congada Santa Ifigênia, de Mogi das Cruzes, Gislaine Donizete.

Foto: Secom/Cotia

No primeiro dia de celebração, os festeiros seguiram em procissão da Câmara Municipal de Cotia até a sede da Congada, no bairro São Joaquim, levando o busto de Princesa Isabel. Rezaram o terço em frente à casa de Benedito Pereira de Castro, fundador da Congada de Cotia, e finalizaram a noite com apresentações musicais e danças.

A missa em intenção das almas dos escravos deu continuidade às comemorações no domingo. A festa também contou com a leitura e representação da Lei Áurea, procissão dos Santos Patronos acompanhados pelas Congadas e apresentação do Grupo Aurum-Percussão do Centro Cultural Família ILE AXÉ.

Foto: Secom/Cotia

O vice-presidente da Congada de Cotia, Geraldo Gonçalves dos Santos Filho, falou sobre a tradição. “Essa festa é uma herança do meu padrinho, Benedito. É visível ver a paixão que nossas famílias têm pela Congada, além da luta e fé que, unidos, temos de dar continuidade sem a presença dele”, afirmou.

Geraldo é filho de Geraldo Gonçalves dos Santos que foi contramestre da Congada de Cotia e amigo de Benedito. “Meu pai sempre esteve ao lado do seu Dito, ele o ajudou muito”, disse o vice-presidente.

Artigo anteriorOh! Madá
Próximo artigoHoje é o ultimo dia de inscrição para Etec Cotia