Queda de produtividade no home office é maior para pais com filhos até 5 anos

Novo levantamento realizado em quatro países aponta também que, na pandemia, a mulher dedica 15 horas semanais a mais a atividades domésticas quando comparada aos homens

No cenário de pandemia, pais com crianças até 5 anos são os mais afetados pela queda de produtividade. Nova pesquisa realizada pelo Boston Consulting Group (BCG) nos Estados Unidos, Reino Unido, França e Itália indica que 53% dos pais com filhos nessa faixa etária tiveram sua capacidade de realizar atividades profissionais reduzida em razão das maiores responsabilidades familiares e domésticas no cenário de coronavírus. Na média entre todas as idades, o índice ficou em 47%.

O estudo mostra também um maior nível de dedicação da mulher às tarefas domésticas. Elas chegam a dedicar 15 horas a mais por semana aos cuidados com a casa e os filhos quando comparadas aos homens. Além disso, o estudo aponta que 37% do público feminino se declarara totalmente ou substancialmente responsável pela rotina doméstica. Como consequência, 66% das entrevistadas nos quatro países pesquisados indicaram preocupações com a saúde mental, enquanto o índice entre homens é de 52%.

A preocupação com a performance no trabalho também é apresentada na pesquisa, com os indicadores entre mulheres (38%) e homens (35%) mais equilibrados. O estudo Easing the Covid-19 Burden on Working Parents pode ser acessado na íntegra por meio deste link.
Artigo anteriorDormir melhor aumenta a imunidade e reduz a vulnerabilidade ao Covid-19
Próximo artigoDenise Fraga fala no #Provoca sobre o impacto na cultura