Na sexta atualização do Plano São Paulo, apresentado nesta sexta-feira (10/07), melhora gradual de indicadores de controle da pandemia e aumento da capacidade hospitalar permitiram avanço de fase de todas as cidades da região. Até então, apenas Cotia, Embu das Artes e Vargem Paulista tinham a permissão para a reabertura restrita de bares, restaurantes e similares, além de salões de beleza, barbearias e academias.
Para a etapa amarela, avançaram Carapicuíba, Osasco, Barueri, Itapevi, Jandira e Santana de Parnaíba e poderão seguir rígidos protocolos sanitários para reabrir bares, restaurantes, salões de beleza com 40% da capacidade, academias com 30% e expediente diário de até seis horas na próxima semana.
As regiões que permanecerem por 28 dias seguidos na etapa amarela também poderão reabrir, com limitações, espaços culturais como museus, bibliotecas, cinemas, teatros e salas de espetáculos. Se a estabilização da pandemia se mantiver até o final do mês, Cotia, Embu e Vargem Grande Paulista poderão obter essa permissão no próximo dia 27.
Indicadores
Cotia, Embu e Vargem Grande Paulista estão na sub-região sudoeste, ao lado de Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra e Taboão da Serra. Esta área está com 60% dos leitos ocupados. Já com relação à evolução da epidemia, o índice da variação de novos casos está em 0,76, internações em 0,81 e óbitos em 0,73.
Já Carapicuíba está na sub-região oeste com Barueri, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba. Esta área está com menos leitos ocupados que a região vizinha, com 59%. Com relação à evolução da epidemia, os índices de variação são: novos casos em 0,76, internações em 0,86 e óbitos em 1,14. Estes números a permitiram avançar para a fase amarela.
Por Juliana Martins Machado, com informações do Governo