A Sabesp comemorou, na quinta-feira (11/05), os 35 anos de operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barueri, uma unidade gigante pelo tamanho, pela vazão tratada e pelo impacto positivo no meio ambiente. Ocupando uma área de 860 mil m², equivalente a 80 campos de futebol, com mais de 2.300 equipamentos instalados, a ETE Barueri é responsável por quase 60% do esgoto tratado na Região Metropolitana de São Paulo.
A unidade tem capacidade instalada de tratamento de 16 mil litros de esgoto por segundo e média de vazão tratada em 2022 superior a 14 mil litros por segundo, que segue crescendo. Com eficiência de remoção de carga poluidora superior a 300 toneladas/dia, a estação contribui diariamente com a despoluição do rio Tietê.
A ETE Barueri iniciou a operação em 1988, com capacidade de tratar 7 mil litros por segundo. Em 1998, foi ampliada para 9,5 mil litros por segundo na primeira etapa do Projeto Tietê e, na terceira etapa, passou por duas ampliações. A unidade saltou para 12 mil litros por segundo em 2017 e para 16 mil litros em 2018, alcançando capacidade suficiente para atender 7,7 milhões de pessoas.
A estação beneficia os municípios de São Paulo, Jandira, Itapevi, Barueri, Carapicuíba, Osasco, Taboão da Serra, Santana de Parnaíba e partes de Cotia, Embu das Artes e Itapecerica da Serra.
Para a Sabesp, mais um ano de muito trabalho é celebrado hoje, com competência, comprometimento e consciência da grande contribuição da ETE Barueri para o desenvolvimento de projetos de inovação e economia circular e para orgulho do benefício que o tratamento de esgoto traz ao meio ambiente e à qualidade de vida da população.