Seminário reúne Cotia e outras cidades para debater ensino da matemática

Evento online será de 20 a 22 de setembro; Jo Boaler, Marcelo Viana e Nina da Hora participam

A matemática desenvolve o pensamento crítico e sistêmico que é fundamental para compreender as novas tecnologias e formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho atual. Mas como levar uma matemática atraente, acessível e criativa para as salas de aula brasileiras? Para debater práticas e casos de sucesso, o Instituto Sidarta reúne nos dias 20, 21 e 22 de setembro, gestores e professores de 10 secretarias municipais de Educação no 4º Seminário Mentalidades Matemáticas. Entre as cidades confirmadas estão Rio de Janeiro, Vespasiano (MG), Aracruz (ES), Itu (SP), Cotia (SP) e Altamira (PA).

Parceria com o Itaú Social, com apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), o evento on-line é aberto a professores dos ensinos fundamental e médio, educadores e outros interessados pelo tema. Para participar, basta se inscrever neste link. As inscrições são gratuitas.

O Mentalidades Matemáticas transforma a maneira de pensar, aprender e ensinar a disciplina. Baseada em estudos da neurociência, a abordagem derruba mitos, como de que “a matemática é para gênios”, e mostra que o erro além de fazer parte do processo de aprendizagem, deve ser valorizado.

O encontro vai reunir nomes como Jo Boaler, professora de Educação Matemática da Universidade Stanford (EUA) e criadora da abordagem Mentalidades Matemáticas; o matemático Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada); e Nina da Hora, cientista da computação e influenciadora. O objetivo é refletir sobre o ensino de uma matemática mais aberta, visual e criativa e sua aplicação no dia a dia. Em entrevistas conduzidas pelo jornalista Gabriel Alves, eles vão contar sua relação pessoal com a matemática.

“Os desafios da aprendizagem matemática no Brasil são históricos. Muitos brasileiros não possuem uma relação positiva com a matemática ou até pior, possuem um trauma em relação à disciplina. Para alterarmos os baixos níveis de proficiência, precisamos ressignificar essa relação, não adianta fazer mais do mesmo, precisamos abordar o problema de outra forma e o programa Mentalidades Matemáticas vem nesse sentido”, afirma Ya Jen Chang, presidente do Instituto Sidarta.

Responsável por trazer o programa Mentalidades Matemáticas para o Brasil, o Instituto Sidarta já formou 5 mil professores e atingiu mais de 1 milhão de alunos, obtendo resultados positivos, em parcerias com secretarias de Educação. Municípios que participaram do 3º Seminário, em 2021, e implementaram uma das tecnologias educacionais vão apresentar o trabalho desenvolvido e os resultados.

Um exemplo de sucesso do Mentalidades Matemáticas foi o Curso de Férias, realizado com alunos de escolas públicas de Cotia (SP) por 10 dias em 2020. Os alunos tiveram um salto equivalente a 1 ano e 3 meses em escolaridade matemática, calculado pelo desempenho na avaliação MARS (Mathematics Assessment Resource Service).

A programação do 4º Seminário também conta com vivências (oficinas) onde os participantes terão contato com atividades práticas da abordagem. Ao fim do encontro, as secretarias de Educação serão convidadas a firmar uma agenda propositiva com compromissos para transformar o ensino da matemática.

Parceiro do Sidarta na realização do Seminário, o Itaú Social prepara para 2023 a adaptação do Curso de Férias Mentalidades Matemáticas para uma tecnologia educacional.

“O sucesso do Curso de Férias apontou que mais estudantes podem se beneficiar com a abordagem, não somente aqueles que já tinham bom desempenho, o que favorece a equidade. Para poder disseminar esse conceito, estamos formulando uma tecnologia educacional, por meio do programa Melhoria da Educação, para que essa metodologia fique à disposição de municípios e estados parceiros”, comenta a gerente de Implementação do Itaú Social, Tatiana Bello.

Artigo anteriorCampeonato Municipal de Futebol de Cotia chega às quartas de final
Próximo artigoPrefeitura de Cotia abre inscrições para atividades esportivas no Complexo Arakan