O fim de semana é com mar agitado nas praias no Sul e da maior parte da Região Sudeste do Brasil. A agitação começou na sexta-feira, 26 de janeiro, e deve se prolongar até a tarde do domingo, 28 de janeiro. A altura das ondas diminui bastante na noite do domingo. A Marinha do Brasil emitiu alerta de ressaca para várias áreas da faixa litorânea do Rio Grande do Sul ao norte do Rio de Janeiro.
Influência da Lua
A Lua está em fase crescente, indo para a lua cheia que ocorre no dia 31 de janeiro de 2018. Isto colabora na elevação da maré e para manter o mar alto até o começo da próxima semana.
A lua cheia do dia 31 de janeiro será uma “blue moon”. Este é um termo popular, não considerado oficialmente pelos astrônomos, que denomina a segunda Lua cheia dentro de um mesmo mês do calendário. A primeira Lua cheia de janeiro ocorreu no dia primeiro.
Além disso, teremos um eclipse lunar no dia 31, mas que não será visível no Brasil porque será de dia aqui. Apenas pequenas áreas no extremo oeste do Amazonas e o Acre, fronteiras com Peru e Colômbia estarão na faixa em que poderão ver um eclipse penumbral.
Risco de ressaca
Para o sábado, 27, a previsão é de que o mar fique agitado em todo o litoral da Região Sul, de São Paulo e do Rio de Janeiro, entre Paraty e Cabo Frio.
As ondas ficam entre 2 metros e 2,5 metros, do Rio Grande do Sul até o norte do Rio de Janeiro. Durante a noite, o litoral gaúcho pode ter picos com até 3 metros.
O maior risco de ressaca é entre o litoral norte do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina e entre o litoral norte de São Paulo e a região dos Lagos, no Rio de Janeiro.
No Espírito Santo, a altura máxima das ondas esperada é de até um metro.