Na região, a vacina contra o sarampo para bebês com até um ano já está sendo oferecida nas cidades de Carapicuíba, Osasco e Barueri. Crianças nessa faixa etária, que viajarão para essas cidades, também devem ser vacinadas, com pelo menos 15 dias de antecedência. Outras 36 cidades do estado de São Paulo também aplicarão a vacina para menores de 12 meses.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a relação das cidades com indicação será atualizada semanalmente. Se a situação epidemiológica exigir, novos municípios serão incluídos na lista.
A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. A aplicação da chamada “dose D”, segundo a secretaria, visa proteger as crianças e não será contabilizada no calendário nacional de vacinação da criança.
“Os pais ou responsáveis deverão levar as crianças aos postos para receber a tríplice viral aos 12 meses e também aos 15 meses para aplicação do reforço com a tetraviral, que protege também contra varicela”, explicou em nota a pasta. Os casos entre crianças menores de 12 meses de idade representam 13,6% dos 967 casos existentes no Estado hoje.
A Secretaria de Saúde ressaltou que a campanha de vacinação contra sarampo focada em jovens de 15 a 29 anos continua em 15 municípios da Grande São Paulo, entre eles, Osasco, que concentra 36 casos, o maior registro da região.
Desde 10 de junho, 1,2 milhão de pessoas nessa faixa etária foram imunizadas. A meta é vacinar 4,4 milhões até o dia 16 de agosto, data de encerramento da campanha.
Por José Rossi Neto
Com informações da Secretaria de Estado da Saúde

Artigo anteriorCentro de Cotia, Granja e Caucaia recebem novas ambulâncias e bases da GCM
Próximo artigoCom iniciativa nas escolas, Prefeitura de Carapicuíba aumenta coleta de óleo usado