Durante o Mês da Consciência Negra, escolas públicas e instituições sociais de Cotia receberam o músico, compositor e arte-educador Irineu de Palmira para uma série de apresentações que celebraram a Música Popular Brasileira. As atividades fizeram parte de uma ação cultural voltada à formação sensível, intelectual e cidadã de crianças e jovens, reforçando a importância da promoção de práticas educativas que valorizem a identidade, a diversidade e o combate ao racismo.

Com um repertório que atravessa diferentes fases da MPB e valoriza compositores negros, fundamentais para a cultura brasileira, Irineu apresentou canções contextualizadas em seus momentos históricos, permitindo aos alunos compreender a música como expressão social, política e afetiva.

Mais do que performances musicais, o projeto transformou-se em um espaço de diálogo, aprendizado e reconhecimento da contribuição de artistas negros para a formação da música brasileira. Além da dimensão musical, a iniciativa também integrou um Projeto de Letramento Étnico-racial, com o objetivo de promover conversas sobre preconceito, racismo e a necessidade urgente de ampliar políticas e práticas de inclusão em todos os espaços sociais. Por meio da arte, estudantes foram convidados a compreender como a música pode ser instrumento de conscientização e transformação.

“Apresentar a MPB às novas gerações é apresentar parte essencial da história do Brasil. E quando fazemos isso durante o Mês da Consciência Negra, reforçamos a importância de reconhecer e valorizar a presença negra na construção da nossa cultura”, destacou Irineu de Palmira ao final de uma das sessões.

Diretores, educadores e coordenadores pedagógicos destacaram o impacto positivo da ação que alcançou mais de 1400 alunos da rede pública de Cotia e cerca de 100 docentes: atenção plena dos estudantes, envolvimento emocional com as músicas e relatos espontâneos sobre experiências pessoais relacionadas ao tema. Muitas escolas já manifestaram interesse em transformar o projeto em ação contínua no calendário escolar.

Sobre Irineu de Palmira – Natural de Belo Horizonte e radicado em São Paulo, Irineu de Palmira vive em Cotia há oito anos. Celebrando 50 anos de carreira profissional, ele tem trajetória expressiva como cantor, músico e compositor. Há 15 anos desenvolve trabalhos como arte-educador, levando música e reflexão para crianças e jovens em escolas, projetos sociais e espaços culturais. Atualmente circula com o show “Acreditar”, no qual revisita sua história artística e sua contribuição para a cultura brasileira.

As apresentações de Irineu de Palmira em Cotia reforçam a potência da música como ferramenta de educação e cidadania, aproximando crianças e jovens da riqueza cultural do país e contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa, plural e consciente. Uma iniciativa que ultrapassa o palco e reverbera na construção de identidades, sensibilidades e futuros.

Contato:
(11) 98404-6534 / e-mail: producaoirineudepalmira@gmail.com
Redes sociais:
@irineudepalmira

Artigo anteriorAPAE de Cotia apresenta “Os Saltimbancos” em duas sessões especiais
Próximo artigoAnistia Prorrogada: contribuintes têm até dia 22 para aderir ao Programa de Recuperação Fiscal