O compromisso com a escola acabou, portanto, as crianças querem brincar, viajar, se divertir. Quando uma programação de férias ocorre (viajem de turismo, atividade cultural, esportiva ou recreativa), leva um final de semana, uma semana ou mais. Depois desse período de novidades fora de casa, vem o retorno ao lar, porém, na maioria dos casos, as crianças ainda continuam em férias. E agora, o que fazer? Outra viajem? Não, a resposta é mais simples do que parece! Basta um pouco de criatividade e uma pitada de alegria, pois assim, conseguiremos garantir a diversão até mesmo, dentro de casa, mesmo para aquelas crianças que não puderam ir para Colônia de Férias, Parque Aquático, Acampamentos, Acantonamentos, ou até mesmo, na Casa da Avó.
Eu sei, você deve estar se perguntando: “será mesmo que poderíamos oferecer algo tão prazeroso e divertido dentro de casa?”. Eu respondo para você: sim, poderemos transformar a casa em diversão nas férias! Vejamos abaixo algumas dicas de brincadeiras para se realizar com seus filhos dentro de casa:
Dica do Chefe: pergunte ao seu o filho qual o seu prato favorito. Depois disso, leve ao supermercado, escolha os produtos com ele. Em casa, ele ajudará a fazer o prato. No final, registre o prato com uma bela fotografia. Sugestão de prato: Pizza (pois é fácil de fazer e a criança pode amassar a massa e acrescentar os produtos com as próprias mãos, como, por exemplo, queijo, presunto, azeitona, etc.).
“Acampadentro”: diga ao seu filho que hoje vocês acamparão juntos, só que dentro de casa. Junte as cadeiras da sala, pegue o colchão do quarto e reúna todas das toalhas de banho ou lençóis da casa. Organize as cadeiras de forma que possa colocar as toalhas ou lençóis sobre ela, fazendo uma cabana. Posteriormente, coloque o colchão dentro da cabana. Para ficar mais próximo de um acampamento, faça sanduíches para comer e também apague as luzes e só utilize lanternas. Se for acampar no quintal de casa, não esqueça os repelentes contra insetos.
É importante que fique claro, que o período de férias da criança, é o momento em que pais e filhos poderão aproveitar para ter um contato de carinho e atenção e ao mesmo tempo educando e ensinando, um momento único que será lembrado para sempre em suas memórias (tanto dos pais como dos filhos).
Por Cleber Mena Leão Junior, Mestre em Ensino (UNESPAR). Especialista em Educação Física Escolar (PUCPR). Graduação em Educação Física (PUCRS). Diretor da Associação Brasileira de Recreadores (ABRE). Diretor na Empresa Clube dos Recreadores (www.clubedosrecreadores.com). Autor do livro “Manual de Jogos e Brincadeiras” pela Wak Editora. Primeiro Lugar no Prêmio TOP FIEP Brasil de Melhor Professor de Educação Física 2015.














