Alunos do projeto Eduka Fut, de Cotia, participam de importante campeonato de futsal

Categoria sub-10 está participando dos jogos do Troféu Piratininga, competição organizada pela Federação Paulista de Futsal (FPFS). Projeto voluntário é desenvolvido em três bairros de Cotia

O Eduka Fut, projeto social de futsal voluntário desenvolvido em Cotia, levou a garotada da categoria sub-10 para participar dos jogos do Troféu Piratininga, competição organizada pela Federação Paulista de Futsal (FPFS) [confira a galeria de fotos no final da matéria].
O primeiro jogo aconteceu no sábado, dia 1º. O resultado da estreia dos meninos não foi dos melhores.  A Liga Sorocabana venceu a equipe de Cotia por 5X0. O jogo aconteceu na cidade de Votorantim, interior paulista. A próxima partida será neste sábado (15), em Vargem Grande Paulista.
Mesmo diante da derrota da estreia, só o fato de estar em um campeonato deste nível, já é motivo de comemoração para os pais dos garotos.
“É um momento único para eles, nunca imaginava vivenciar isso. Pouco tempo de treinamento e já participar de um campeonato dessa proporção, para nossos filhos está sendo fenomenal”, disse André Zucão, morador do Jd. do Engenho e pai do menino Luiz Otávio.
“É mais que um projeto, é uma família. É um carinho recíproco entre treinadoras e alunos. Em uma cidade que não há muitas alternativas no esporte, essa oportunidade que o projeto dá para eles é muito gratificante, muito bonito de ver”, disse Vânia Rodrigues, mãe dos alunos Henrique e Diego, do Jd. Barro Branco.
Uma das fundadoras do Eduka Fut, Kátia Lires, a Katita, também compartilha do mesmo sentimento de Zucão e Vânia. “Só de a gente estar impactando esse brilho no olhar das crianças e essa esperança dos pais no futuro de seus filhos, não somente como atletas, mas como pessoas, já é um resultado muito posiitvo ”, relatou.
A equipe de Katita também participa do campeonato. No sábado (8), representando a categoria adulta, as meninas venceram por 4 a 1 o time de Valinhos.
O Eduka Fut foi fundado em 2017 por Katinha) e Deisid de Jesus, ex-atletas cotianas que hoje dedicam suas vidas para ajudar crianças e jovens. A iniciativa atende cerca de 130 alunos, de 6 a 14 anos, no Jardim Branco Branco e no Jardim do Engenho, em Cotia.
Nos dois núcleos, são oferecidas aulas de futsal para meninos e meninas com o objetivo de incluí-los socialmente através do esporte. O projeto ainda conta com a ajuda das voluntárias Ciça e Thammy.
Por José Rossi Neto

Artigo anteriorObras da artista cotiana Rosi Araújo estão em exposição na Biblioteca Batista Cepelos
Próximo artigoCom apoio do BNI Invictus, Encontro de Negócios reuniu dezenas de empreendedores