Biometria não é obrigatória na região

No entanto, a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores façam, desde já, o cadastramento biométrico, de modo a evitar as filas futuras.

11Até o dia 9 de maio, eleitores de 84 municípios paulistas com cadastramento biométrico obrigatório devem comparecer aos cartórios de suas respectivas zonas e postos de atendimento da Justiça Eleitoral para que suas digitais sejam coletadas e seus dados cadastrais, revisados.

Este não foi o caso de Cotia, Carapicuíba, Jandira, Barueri e outras cidades localizadas na Região Oeste da Grande São Paulo, cujo cadastramento biométrico não é obrigatório.

“Para as eleições deste ano, 100 municípios do Estado já terão os eleitores com biometria cadastrada. Além dos 84, outros 16 já passaram pela coleta obrigatória e finalizaram o processo entre 2016 e 2017. Não há, portanto, novos municípios com biometria obrigatória previstos para antes das eleições deste ano – inclusive pelo fato de que o cadastro nacional já fecha em 9 de maio”, declara o departamento de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo.

A pessoa que não se cadastrar, nas cidades em que já é obrigatório o procedimento, terá o título de eleitor cancelado e não poderá votar em 2018, além de ter inconvenientes na vida civil que decorrem do cancelamento, como a impossibilidade de tirar passaporte ou abrir conta bancária.

A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor dos municípios nos quais a biometria ainda não é obrigatória antecipe seu procedimento para evitar filas futuras.

SERVIÇO

Basta agendar o atendimento no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (goo.gl/0UqJCp).

Levar um documento oficial com foto e um comprovante de residência recente.

Para mais informações, ligue para 148, a Central de Atendimento ao Eleitor. Este telefone não realiza agendamento para biometria.

Artigo anteriorExposição gratuita da USP celebra Monteiro Lobato
Próximo artigoCotia recebe o programa ‘Mulheres de Peito’