Nesta quarta-feira (02), o Parque CEMUCAM (Centro Municipal de Campismo) completa mais um aniversário. O local foi criado com a finalidade de promover e incentivar o campismo (atividades de acampamento), atender o movimento escoteiro e receber atividades recreativas e educacionais. Para comemorar seus 53 anos, a administração local resolveu fazer uma semana cheia de atrações ao público.

Localizado na cidade de Cotia, é o único parque municipal fora dos limites de São Paulo. O CEMUCAM mescla espaços verdes com quadras esportivas, atraindo os mais diversos públicos. Além disso, ainda estão presentes quiosques com churrasqueiras, circuito de mountain bike, campo de futebol, quadra poliesportiva, bebedouros, mesas, bancos, paraciclos, pista de cooper, trilha para caminhada, bosque, gramado para piquenique, playgrounds e o Viveiro Harry Blossfeld (pertencente à Divisão de Produção e Herbário Municipal (DPHM)).

Vale destacar que a ciclovia (bike park) possui cerca de 8 km, composta por trilhas e pistas que alternam trechos puramente de terra, cascalho ou grama para praticar o ciclismo.

A vegetação predominante é de remanescentes de Mata Atlântica, além de eucaliptal (Eucalyptus sp.), bosques heterogêneos, brejos e campos antropizados. Na flora encontram-se: roeira-salsa (Schinus molle), cambará (Moquiniastrum polymorphum), camboatá (Cupania vernalis), canjerana (Cabralea canjerana subsp. canjerana), cedro (Cedrela fissilis), chico-pires (Leucochloron incuriale), damasqueiro-japonês (Prunus mume), embiruçu (Pseudobombax grandiflorum), etc.

Por outro lado, sua fauna também é bastante rica, sendo registrado mais de 160 espécies, incluindo 13 tipos de insetos ( entre eles oito espécies de borboletas), cinco répteis (serpentes), 128 aves e 16 mamíferos. A diversificada avifauna inclui tanto espécies florestais quanto as de áreas abertas. O remanescente de Mata Atlântica fornece habitats para diversas espécies endêmicas desse bioma, bem como as ameaçadas de extinção.

Confira a programação de Aniversário do Parque CEMUCAM:

02/03 – Plantios de 53 árvores nativas: uma árvore para cada ano de existência.
04/03 – Trilha monitorada em parceria com o Programa Esporte e Meio Ambiente (PEMA) e Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME).
05/03 – Trilha monitorada noturna com opção de 4 km ou 8 km.
06/03 – Às 8h30 trilha monitorada (trilha do Katinguelê). Logo depois, às 10h, parabéns e bolo em parceria com a AAPC (Associação Amigos do Parque CEMUCAM).

Importante lembrar que em razão da pandemia é obrigatório o uso de máscara e distanciamento entre as pessoas dentro do parque.

Artigo anteriorVerão combina com salada! Aprenda 2 receitas dignas de chef
Próximo artigoRefresco saudável: picolé de frutas e chia