Check up digital preventivo

Grande inovação na área de prevenção é uma tecnologia de ultima geração diretamente relacionada à evolução odontológica.

Se trata de uma mini câmera intraoral com um aumento de 60 X na imagem, capaz de realizar o exame dos dentes, gengivas e tecidos subjacentes e registrar as fotos dos mesmos. Essas imagens que são precisas para varias especialidades, são datadas e armazenadas para acompanhar a evolução do tratamento e para futura comparação com novos check ups.

O exame previne futuras doenças que não seriam vistas a olho nu, permitindo tratamentos menos invasivos, mais rápidos e sem dor. Portanto sua importância seria prevenir a dor de dente e seus transtornos, que costumam ocorrer a noite, finais de semana ou em viagens. Mas em geral beneficia mais às crianças, pois têm acesso a prevenção desde a dentição decídua(dente de leite),sem nunca precisarem passar pelo trauma de anestesias, cirurgias, canais ou ate implante!

Mesmo em paciente que “não esta sentindo nada”, não significa que esteja saudável, basta o comparativo com a área medica: você sente que esta com colesterol ou diabetes altos? So fazendo exame para conferir….o mesmo ocorre com as caries e doenças gengivais.

As imagens, ao serem vistas e compreendidas pelo paciente, irão facilitar com que ele entenda suas necessidades e o plano de tratamento com maior credibilidade e segurança.

Alem de tudo,ao prevenir doenças bucais, estará também evitando complicações sistêmicas cardíacas ,renais ou ate um derrame cerebral ,já que esta comprovado que as bactérias bucais ao entrarem na corrente sanguínea podem comprometer outros órgãos.

Enfim, o que e melhor? Esperar a doença aparecer com sinais e sintomas para trata-la ou prevenir seu aparecimento?

Por Karina Reina Vianna, dentista e diretora da Associação Brasileira de Analgesia Inalatória de Sedação Consciente (Abasco).

Artigo anteriorConfira duas receitas de Muffins deliciosos
Próximo artigoPsy lança clipe Daddy