Durante a Assembleia de Prefeitos do Cioeste [Consórcio Intermunicipal Região Oeste Metropolitana], na manhã desta quinta-feira (14/09), na sede do consórcio, em Barueri, os prefeitos de Cotia, Rogério Franco; de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar; de Osasco, Rogério Lins; de Jandira, Paulo Barufi; de Carapicuíba, Marcos Neves e de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos, assinaram um protocolo de intenções de investimentos e cooperação com a Acció Generalitat de Catalunya, uma agência criada pelo governo Catalão para tornar as empresas catalãs mais competitivas em todo o mundo.
Com o documento, os municípios que integram o Cioeste formalizam a intenção de conhecer e adotar parcerias e investimentos com empresas da Catalunha. Durante a reunião, os prefeitos acompanharam uma apresentação de Josep M. Buades, representante da Acció, sobre as ações desenvolvidas pela agência no sentido de levar e trazer investimentos para municípios com os quais mantém a parceria.
“Com essa assinatura abrimos uma agenda de trabalho entre os municípios do Cioeste e a oportunidade de participação na Feira Smart City, em novembro, em Barcelona”, disse o presidente do Cioeste, prefeito Elvis Cezar.
O prefeito refere-se à Smart City Expo World Congress 2017 que acontece em novembro, em Barcelona, e que deve ter representes do Cioeste para conhecerem cases em smart nas áreas de infraestrutura, mobilidade, saúde, entre outas.
A Acció busca aproximar países interessados em investir na Catalunha e empresas catalãs interessadas em investir em outros países. A empresa mantém escritório de comércio exterior e investimento do governo da Catalunha em São Paulo para oferecer este tipo de aconselhamento e aproximação econômica e de investimentos entre países.
Para o prefeito de Cotia, Rogério Franco, Cotia os municípios do Cioeste dão importante passo pelo crescimento e desenvolvimentos em todas as áreas. “Esta assinatura amplia a capacidade de investimento das cidades da região. A união das cidades é fundamental para dinamizar o desenvolvimento econômico regional e, através das cooperações com outros países, alcançarmos excelentes resultados”, afirmou.
O conceito Smart City apresentado pela Acció e que estará representado na Expo, em Barcelona, vem ao encontro da proposta do prefeito Rogério Franco para o município de Cotia. Quando assumiu a gestão, em janeiro deste ano, o prefeito criou uma secretaria para tratar especificamente de projetos, parcerias, cases que impulsionem o município na rota de cidade inteligente, trata-se da Secretaria de Gestão Estratégica e Inovação.
Cotia caminha neste sentido e, recente estudo da Connected Smart Cities (Cidades Inteligentes Conectadas) 2017, da Urban Systems, publicado por Exame.com, apontou Cotia entre as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. O estudo avaliou a integração entre mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança.