Segundo pesquisa do Instituto Data Popular, ter uma casa própria é o sonho de mais de 19 milhões de brasileiros. Afinal, quem não deseja sair do aluguel e investir em um imóvel que possa chamar de seu, não é mesmo?
E para quem está em vias de realizar esse sonho, uma dúvida bastante comum é se vale mais a pena comprar ou construir. A resposta para esta questão depende de uma série de fatores e é bastante individual.
Além de ser um investimento sólido, uma casa própria proporciona muito mais conforto, segurança e qualidade de vida para toda a família. No entanto, a aquisição de um patrimônio desse porte traz mudanças em inúmeros aspectos da vida de qualquer pessoa. Então, é bom que você conheça desde já todos os detalhes envolvidos para refletir sobre sua decisão.
Para isso é preciso entender as vantagens de construir uma casa ‘do zero’ e a viabilidade de comprar algo que já foi construído. Se você está em dúvidas sobre qual escolher listamos algumas vantagens e desvantagens para te ajudar, com nossas dicas é possível analisar a melhor forma de realizar o sonho da casa própria da maneira correta, levando em conta todos os fatores.
Os benefícios em construir:
- Imóvel com a sua cara
Para muitas pessoas, construir uma casa do zero pode ser a solução ideal. Isso porque construindo é possível pensar em todos os detalhes e customizar a casa exatamente do jeito que se imagina, tanto em tamanho e disposição de ambientes, acabamentos e funcionalidades.
Quando se decide levantar uma casa, é possível pensar, junto do arquiteto e do engenheiro responsável, todos os detalhes do projeto, até mesmo a voltagem elétrica das tomadas de acordo com seus equipamentos eletrônicos, a altura das janelas, largura das portas, entre outros fatores.
- Economia para o seu bolso
Após levantar minuciosamente a previsão de custos da obra, incluindo os custos de uma empreiteira para tocar a obra caso você opte por este serviço, o ideal é que você tenha em mãos toda a verba para isso e se a obra transcorre sem grandes imprevistos, a casa tende a ser até 30% mais barata que uma comprada. Além disso, uma casa construída representa um investimento patrimonial rentável, já que ela sofre alguma valorização depois de pronta.
As desvantagens em construir:
- Financiamento
Se você pretende conseguir parte do dinheiro através de crédito e financiamento, considere que, ao contrário do que acontece no processo de compra, para a construção as condições de linhas de crédito e financiamento não são tão atraentes. Calcule juros e taxas e coloque-os na conta da obra para saber se ainda assim o imóvel sairá mais em conta do que outro comprado pronto.
Outra questão importante é que se você pretende financiar a construção, saiba que, além de ter o nome limpo, na maioria dos casos você precisa ter o terreno comprado, além do projeto pronto e aprovado pela prefeitura, estes costumam ser pré-requisitos das linhas de crédito.
- Escolha do terreno
Uma infinidade de aspectos deve ser considerada na hora de comprar o terreno da futura casa desde uma infraestrutura básica como saneamento, fornecimento de energia, até o comércio local, se há ou não boas escolas, supermercados e claro, segurança e localização. Nem sempre é tão fácil unir tudo isso a bons preços. É preciso pesquisar e escolher, levando-se em conta todos estes fatores.
- Mão de obra qualificada
Outra dificuldade bastante comum nos dias de hoje é encontrar mão de obra realmente qualificada por valores acessíveis. Diante da escassez de bons profissionais da área (mestres de obra, pedreiros, eletricistas, encanadores, gesseiros, pintores), duas tendências se sobressaem: profissionais com pouca qualificação e profissionais caros. Para construir, é preciso ter uma equipe alinhada, que saiba se comunicar e interpretar corretamente o projeto de arquitetura. Isso evita que você tenha surpresas desagradáveis, como ter que refazer um serviço mal feito.
- Imprevistos na obra
Caso ocorra imprevistos durante a obra você pode ter que gastar até o dobro do calculado inicialmente, vendo que nos gastos incluímos engenheiro, arquiteto e a equipe de profissionais adequados para executar, se no desenvolver do projeto qualquer situação sofrer alteração, será um grande transtorno.
- Documentação
Entrando em contradição com a vantagem da economia para o seu bolso, fazer uma obra regularizada, que pode ser vendida sem mais complicações no futuro tem um grande gasto com documentação, visando que você terá que averbar a construção na matrícula do terreno, terá que alterar o IPTU para não haver divergências e tudo isso gira em torno de uma série de burocracias que gera transtorno.
Os benefícios de comprar seu sonho pronto
- Praticidade
Ao contrário de quem opta por construir, comprando um imóvel, é possível se mudar imediatamente para o local. Por isso, antes de decidir se quer construir ou comprar, certifique sua situação: você precisa se mudar imediatamente ou tem tempo para isso? O mercado imobiliário é bastante rico e oferece boas opções para todos os gostos e bolsos.
Para muitas pessoas, um pró da compra é não ter o desgaste inerente de uma obra. Quem já construiu sabe que não é fácil lidar com profissionais de opiniões divergentes e os imprevistos do processo. Sejam as chuvas, ou a impossibilidade técnica de ter algum detalhe do projeto realizado, é preciso muita paciência e jogo de cintura para lidar com tudo isso. Haja disposição! Quem compra definitivamente não sofre com isso.
- Sem surpresas
O fato de estar diante de um imóvel pronto permite que se possa avaliar todos os detalhes sem ter as surpresas negativas de quem decide construir. A parte elétrica e hidráulica está pronta e você pode verificar se tudo funciona ou não, de acordo com as suas necessidades.
Se o imóvel não atende seus requisitos, não há problemas, você pode encontrar o imóvel perfeito para você!
- Financiamento
O mercado financeiro tem uma série de vantagens para o financiamento da compra. As condições costumam ser melhores e os processos mais simples. E, se você tem recursos próprios, melhor ainda: seu poder de negociação é alto e isso representa melhores preços por comprar a vista!
- Documentação
Um imóvel apto para venda terá a documentação em dia, visando que a financeira só aprova financiamento para imóveis regularizados seria completamente inviável trabalhar um imóvel com problemas. A documentação estando pronta o gasto de transferência é muito menor facilitando então a compra.
Desvantagens em comprar uma casa
- Encontrar o imóvel certo
A maior desvantagem de comprar um imóvel pronto é encontrar aquele que se enquadra no seu sonho e no seu bolso, por isso sempre indicamos ter um consultor imobiliário especialista no local que você pretende comprar, assim ele tomará para si o trabalho de encontrar o imóvel ideal para você, vendo que ele é especialista naquela região ele terá diversas opções e alguma delas irá te agradar.
- Estelionato
Comprar um imóvel com o corretor não associado a uma imobiliária conhecida pode ser um baita problema, não generalizando, pois muitos profissionais autônomos trabalham perfeitamente, mas hoje em dia existem muitas pessoas de má fé que usam dessa profissão espetacular para tirar aproveito.
Agora é só decidir o que você vai fazer, o que se encaixa na sua necessidade!
Gostou das dicas?
Entre em contato com a RE/MAX CasaInveste, que conta com consultores imobiliários que trabalham desde a primeira avaliação do imóvel até a venda, passando por um processo de estudos e preparação do imóvel para ser um produto atrativo aos clientes. Essa relação vai além de captar e vender imóvel, oferecendo assessoria completa e todo um plano de marketing desenvolvido para obter os melhores resultados. Por isso, o tempo médio de venda de um imóvel é de 60 dias.
RE/MAX CasaInveste
Rua dos Manacás, 276 – Jardim da Glória
Telefone: (11) 4777-2544
www.remaxcasainveste.com.br