Corpus Christi é celebrado na quinta-feira (30), na Praça da Aldeia

Na quinta-feira, 30 de maio, acontece a Solene Celebração Eucarística de Corpus Christi, na Praça da Aldeia, com o apoio da Prefeitura de Carapicuíba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

O tradicional dia tem início às 9 horas com a confecção dos tapetes, seguindo com a Santa Missa às 16 horas. Durante todo o período haverá barracas de alimentação no local.

Significado histórico

“Corpus Christi” é uma expressão em latim que significa “corpo de Cristo”. A festividade tem o objetivo de celebrar, publicamente, a Eucaristia (ritual sagrado que relembra a Última Ceia, onde os fiéis recebem na missa uma partícula que acreditam ser uma parte do próprio corpo de Jesus Cristo). A data é celebrada anualmente 60 dias após a Páscoa.

Os tapetes coloridos de Corpus Christi são uma tradição católica popular. Tradicionalmente confeccionados com serragem e sal colorido, tiveram origem em Portugal e foram trazidos para o Brasil durante a colonização (entre os séculos XVI e XIX) e remetem a representações de cenas bíblicas, desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice, objetos devocionais ou simples temas ornamentais.

Para a Igreja Católica, a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém, “quando as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem do Messias”.

Durante a procissão de Corpus Christi, os peregrinos passam por cima dos tapetes e o sacerdote leva o ostensório (peça que expõe a hóstia consagrada).

 Celebração de Corpus Christi
30 de maio
9 horas – Confecção dos tapetes
16 horas – Santa Missa
Praça da Aldeia

Artigo anteriorSantana de Parnaíba possui uma das maiores áreas de Mata Atlântica em perímetro urbano no país
Próximo artigoVargem Grande Paulista ganha nova prefeitura