Para ampliar o atendimento aos casos de alta complexidade da Covid-19, a Prefeitura de Cotia firmou um convênio com a Sociedade Beneficente São Camilo, mantenedora do Hospital São Camilo, localizado no cruzamento entre a Rua José Félix de Oliveira e a Avenida São Camilo, no centrinho da Granja. Foram contratados 20 leitos clínicos e 8 leitos de unidades de terapia intensiva pelo período de 3 meses, podendo ser prorrogado se houver necessidade. Destes, 12 já estão ocupados.

A informação foi confirmada pelo Prefeito Rogério Franco em live (assista abaixo) realizada na noite desta quinta-feira (04/03), no mesmo dia que ele editou um decreto suspendendo por duas semanas – enquanto durar a fase vermelha do Plano São Paulo – as aulas presenciais nas redes pública e privada, além do funcionamento das feiras livres.

Ele justificou a ação apresentando os números crescentes de caso no munícipio, informando que nas últimas 24 horas foram sete óbitos quando, mesmo no auge, a média era de um óbito a cada dois dias. “Vamos ter que combater isso com medidas mais duras”, afirmou o Prefeito.

Cotia contabiliza, até o dia 4 de março, 35.830 notificações de casos suspeitos de infecção pelo novo Coronavírus (sendo 5.382 de moradores de outros municípios), 8.218 casos confirmados, 22.026 descartados, 204 seguem em investigação 7.703 pacientes recuperados, 43 pacientes internados (suspeitos e confirmados), 548 altas hospitalares (suspeitos e confirmados), 2 óbitos suspeitos em investigação e 302 óbitos confirmados por Covid-19.

Sobre a vacinação, Rogério Franco disse que protocolou um ofício de compra para adquirir doses de vacinas, em quantidade suficiente para imunizar toda a população da cidade. “Estamos preparados para a hora que o governo e os laboratórios liberarem a venda de vacinas para os municípios adquirirmos 250 ou 500 mil doses”, informou.

A cidade já aplicou, segundo dados do Vacinômetro, 9093 doses de vacinas, sendo 7484 com a 1ª e 1609 com a 2ª dose. Na região que compõe o Grupo de Vigilância Epidemiológica 10 – Osasco, no qual Cotia está inserida, 131.444 pessoas já receberam alguma dose de imunizante.

Por Juliana Martins Machado

Artigo anteriorBicho do mofo: como evitar esse incômodo
Próximo artigoEmbu é a primeira do Estado a vacinar idosos de 75 anos