Na tarde desta quinta-feira (22/09), a Prefeitura de Cotia lançou a Campanha ‘Ser autista é ser igual, de um jeito diferente’, construída com a participação do grupo ‘Mães e Pais que Lutam’ – integrado por responsáveis por crianças com autismo e que estiveram presentes no lançamento. A Prefeitura também lançou o documentário ‘Mães e Pais que Lutam’ nas redes sociais e no canal do Youtube.

O objetivo da campanha e do documentário é despertar um novo olhar da população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), romper barreiras e tabus entorno desta condição e, sobretudo, combater o preconceito por meio da informação. A campanha será encontrada em prédios públicos, em painéis, site e redes sociais da Prefeitura, além de material impresso que será distribuído na cidade.

“Por meio desta campanha, Cotia quer ajudar as pessoas que vivem com autismo e com autistas a sofrerem menos com olhares e julgamentos de pessoas desinformadas. Paralelamente a isso, ouvimos as ‘Mães e Pais que Lutam’ para avançarmos em políticas públicas voltadas para este público”, disse o prefeito Rogério Franco.

Cotia foi a primeira cidade da região a instituir a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), em 2019, desde então, mais de 300 pessoas já se cadastraram e receberam o documento de identificação, com validade nacional, que garante atendimento prioritário em serviços públicos e privados.

De acordo com o Secretário de Comunicação, Marcos Menão, idealizador da campanha, a iniciativa nasceu depois de encontros com o grupo ‘Mães e Pais que Lutam’. “Foi um trabalho construído com a participação de toda a equipe da Secom, da agência InTime, do grupo Mães e Pais que Lutam e com a ajuda de outras secretarias”, disse Menão. “Desde a primeira reunião, na Câmara, detectamos a necessidade de promovermos a conscientização e inclusão e a campanha é resultado deste trabalho e chega para ser algo perene”, completou.

“Com esta campanha, tudo vai mudar”, diz criança autista sobre iniciativa da Prefeitura de Cotia

Durante o lançamento da Campanha ‘Ser autista é ser igual, de um jeito diferente’, que aconteceu na tarde dessa quinta-feira (22/09), Michele de Jesus, mãe do garoto Jonathan Gabriel, de 10 anos, leu uma cartinha escrita pelo garoto especialmente para o momento. A campanha foi lançada pela Prefeitura de Cotia com o objetivo de levar informação e quebrar preconceitos em relação ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Em um trecho da carta, o pequeno Jonathan, que é uma das crianças que dão rosto à campanha, descreve a sua confiança na iniciativa da Prefeitura. “[…]antes, sofria por seu autista, com esta campanha, tudo vai mudar […]”.

O autismo não é doença, é deficiência invisível. Eu sei como é. Com o grupo evoluindo, todos os autistas, principalmente eu, antes, sofria por ser autista, com esta campanha tudo vai mudar. Eu tenho dois amigos pequenos autistas, são chamados Miguel e Manu, o Miguel eu já entendendo, ele antes só falava ‘é minha’, agora, ele fala tudo e ele gosta de ficar no meu colo. Agora, a Manu eu ainda estou entendendo, ela, agora, ela segura a minha mão, antes não segurava, e gosta que pega ela no colo também. Miguel e Manu gostam das mesmas coisas, e eu também. Eu adoro autistas, principalmente os pequenos, é mais fácil de entender. Tenho meus dois BFFs [best friends forever]!!!! Que são meus melhores amigos: Christian e Dan, e eu adoro eles e todo mundo. Fim. Jonathan Gabriel, 10 anos.

Artigo anteriorNícolas do Amaral conquista P1 e P6 na Copa São Paulo KGV
Próximo artigoEscola de Vargem Grande Paulista realiza atividade de comunicação não-violenta