Cotia ultrapassa a marca de 750 carteiras de identificação do autista emitidas

Com o apoio do Fundo Social, a Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, fez mais uma ação em benefício das pessoas com autismo na tarde desta quinta-feira (19/10). No Núcleo de Atendimento Municipal do Autista (NAMA), foram entregues 55 Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), além de cordões com o desenho de quebra-cabeça – símbolo que representa o espectro -, placas de identificação ‘Lar de Autista’ e adesivos com dizeres ‘Autista A Bordo’.

Com mais esta edição, Cotia chegou à marca de 752 pessoas cadastradas e com as suas CIPTEAs. Sob gestão do prefeito Rogério Franco, a região foi pioneira em instituir a carteira de identificação do autista, antes mesmo de existir uma lei federal sobre o assunto – Lei nº 13.977/20. Além disso, os departamentos públicos municipais com atendimento à população contam com a placa de atendimento preferencial com o símbolo do TEA (Transtorno do Espectro Autista).

“A CIPTEA garante direito à prioridade e preferência no atendimento público e privado, evita constrangimentos e auxilia na promoção da qualidade de vida da pessoa autista em diversos aspectos que poderiam causar desconforto e até uma crise, por exemplo. Quem tiver o diagnóstico deve procurar o Fundo Social e garantir este direito”, disse Mara Franco, presidente do Fundo Social.

O pequeno Guilherme tem Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), e dois meses atrás foi diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível 1. Maria Lúcia Fernandes Gomes, avó do garoto, fala sobre a importância da CIPTEA. “[…] agora com o cordão tudo facilita, as pessoas já olham e já identificam. Pois é uma criança que não gosta de barulho, tem uma certa limitação”, disse Maria.

O documento é instituído por lei, tem validade de cinco anos e é aceito em todo o território nacional para garantir atendimento prioritário em serviços públicos e privados. Os cordões são muito utilizados para facilitar a comunicação e assistência em escolas, hospitais e aeroportos, por exemplo.

Emissão da CIPTEA

Para receber informações sobre como solicitar a CIPTEA basta enviar uma mensagem para o CRAS CREAS On-line pelo WhatsApp (11) 9 6300-7500: envie um ‘olá’, ao receber a lista com opções, responda com ‘9’ (Fundo Social), a próxima opção é a ‘3’ (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista), e, na sequência, aparecerá uma mensagem com todas as orientações.

Artigo anteriorShopping Granja Vianna entra no clima de Halloween com programação especial
Próximo artigoArtista de Carapicuíba expõe obras em grafite no Louvre