A baixa umidade do ar, em conjunto com a temperatura mais fria, típicas do inverno, influenciam na saúde da pele. Esses fatores diminuem a transpiração do corpo, o que pode ocasionar no ressecamento da cútis. Junto a isso, durante a estação, os banhos quentes se tornam recorrentes, o que leva à remoção de sua oleosidade natural mais intensamente.
Além disso, o uso de álcool em gel e a higienização das mãos com frequência se consolidou como hábitos essenciais na rotina. No entanto, apesar de extremamente necessários, eles podem impactar na vitalidade da pele.
Para auxiliar a quem busca manter o viço e a hidratação da cútis ao longo do período, Carlos Correa, gerente de produtos e pesquisa da Mahogany , marca especializada em produzir e comercializar cosméticos de alto padrão, separou 5 dicas infalíveis. Confira:
• Aposte em hidratantes corporais:
Sem dúvidas, os hidratantes para o corpo são itens fundamentais para a estação. E, ao contrário do que muitos pensam, a sua importância se aplica a todos so tipos de cútis, incluindo as oleosas.
O especialista sugere que sejam aplicados duas vezes ao dia, em casos de pele mista ou seca, e uma, nas oleosas. Já para as mais sensíveis, Carlos afirma que o cuidado deve ser redobrado. “É indicado intensificar a rotina de hidratação durante essa estação”, informa.
Para potencializar o efeito do produto, o gerente indica que seja utilizado após o banho: “Quando úmida, a cútis apresenta uma maior absorção e, consequentemente, os resultados serão melhores”, afirma.
• Óleos de banho é uma ótima pedida:
É bem comum sentir aquela preguiça de sair do chuveiro e passar o creme, principalmente durante os dias mais frios. Nesses casos, Carlos comenta que uma boa opção é investir em um óleo de banho. “Esse tipo de produto pode ser aplicado debaixo da água e possui propriedades hidratantes”, comenta.
• Atenção especial aos tornozelos e cotovelos:
É imprescindível priorizar a hidratação dos tornozelos e cotovelos, que são as partes do corpo que já costumam ser mais secas. “Na correria do dia a dia eles acabam sendo esquecidos, porém, justamente por terem essa tendência ao ressecamento, necessitam de cuidados maiores”, diz. O gerente afirma que investir em um creme específico para as áreas mais ásperas é perfeito para assegurar o viço da região.
• Não se esqueça das mãos:
Devido ao contexto de pandemia, a utilização do álcool em gel e a limpeza recorrente das mãos se tornaram as principais medidas na prevenção da Covid-19 e de diversas outras doenças. Porém, tais hábitos levam ao ressecamento da região.
“Ao escolher o sabonete para lavar as mãos, opte pelos antibacterianos, que além de eliminar as bactérias e vírus, costumam possuir o pH adequado à pele, promovendo uma limpeza eficaz, sem ressecar ou remover a camada protetora”, comenta.
O especialista também sugere o uso de hidratantes específicos para as mãos. “As opções espessas e emolientes são as mais indicadas, pois além de repor a água perdida e recuperar a maciez, atuam de forma preventiva, formando uma película protetora”, enfatiza.