Todo ano nos aventuramos a bordo de um helicóptero monomotor, modelo Robinson R-44, para sobrevoar a região. São, aproximadamente, 2 mil imagens capturadas em uma hora cravada de voo. Com roteiro em mãos, o objetivo é registrar o crescimento de Cotia, parte de Carapicuíba e cidades vizinhas. Nossos olhares se atentam a terrenos com movimentações de terra, edificações em andamento, áreas verdes, adensamento, anel viário. Com esta visão ampla e material em mãos, pousamos, sãos e salvos, e partimos para a pesquisa do que constatamos no ar.
É sabido que o mercado imobiliário, em todo o país, está retraído, mas Cotia tem suas particularidades. Dividida por uma rodovia que possui circulação diária de 185 mil carros no trecho inicial, entre viajantes, público flutuante e moradores, atrai investidores que buscam esse fácil acesso em relação à capital, Rodoanel e Castelo Branco, interligando cidades e enobrecendo áreas que margeiam seu trajeto sentido interior, já chegando bem forte a Vargem Grande Paulista.
O setor industrial continuou crescendo de outubro de 2014 para cá; galpões estão reluzindo e áreas para esse tipo de atuação possuem grande oferta. No segmento residencial existem opções de médio e alto padrão disponíveis e outros grandes lançamentos previstos para 2016. A área comercial parece a mais afetada, embora haja especulações isoladas de novidades que podem surgir.
Mas o fato é que todos estão receosos com os próximos acontecimentos na política do Brasil que, em total crise, freia a economia nacional em níveis nunca antes registrados.
Vamos torcer para nosso país voltar ao rumo certo.
Nesta edição apresentamos a cobertura social do nono Jantar do Selo Cidadão, uma iniciativa da Revista Circuito que premia empresários da região por praticarem ações sustentáveis e que transformam a realidade da comunidade em que estão inseridos. Foi um evento lindo, muito prestigiado e que, acima de tudo, motivou ainda mais todos os presentes a continuar suas iniciativas.
Fotos aéreas, eleições municipais, mercado de trabalho, famílias tradicionais e muito conteúdo te esperam nas próximas páginas. Adoraremos receber seu feedback por meio de cartas, e-mails ou mensagens sobre nossa edição.
Boa leitura!