Evento em Cotia promove encontro entre empresas e organizações socioambientais

Movimento Juntos Vamos Mais Longe reúne mais de 80 pessoas e autoridades da Região

Mais de 80 pessoas dos primeiro, segundo e terceiro setores estiveram presentes no evento “Conhecimento e Aprendizado para o Impacto Positivo”, promovido pelo Movimento Juntos Vamos Mais Longe. Foi um encontro especial em que os representantes das empresas da Região puderam conhecer de perto o que cerca de 30 organizações estão fazendo para melhorar a vida das pessoas, das comunidades e do meio ambiente. Entre as autoridades presentes, estiveram a vice-prefeita de Cotia, Ângela Maluf, o secretário de Meio Ambiente de Cotia, Agnaldo Gomes Pereira, e o secretário de Turismo de Vargem Grande Paulista, José Roberto Cruz.

Ricardo Voltolini, CEO da Ideia Sustentável, abriu o evento apresentando sete desafios e oportunidades de ESG, sigla em inglês para questões ambientais, sociais e de governança. Entre os desafios estão diversidade e inclusão, desenvolvimento e saúde mental dos funcionários, respeito aos direitos humanos na cadeia de valor, mudanças climáticas e
descarbonização e transparência e ética. Voltolini trouxe o histórico sobre ESG e as principais questões socioambientais e éticas que estão na pauta mundial e do Brasil.

“O ESG foi lançado em 2004 por alguns representantes da ONU, mas foi só em 2019 que ele tomou uma dimensão maior, com a pressão do mercado financeiro e com a pandemia”, explica. Sobre o evento, Voltolini diz que eventos desse tipo permitem um encontro diferente. “Eu gosto muito da diferença. Da diferença de formações, de visão de mundo; de diferenças de olhar. Eles são ricos e permitem que as pessoas que atuam em setores diferentes, às vezes muito em nichos, consigam entender que todos nós trabalhamos para um mundo mais justo e sustentável.”

Para fechar essa primeira etapa do evento, a vice-prefeita de Cotia, Ângela Maluf, trouxe temas importantes da região e da sociedade, como meio ambiente, violência contra a mulher e diversidade. “A palestra e este evento são uma oportunidade clara de mostrar a importância de cuidarmos uns dos outros e do nosso planeta. Precisamos cada vez mais respeitar a diversidade, a racial e de gênero. Todas as vidas importam”, conta Ângela.

Depois da palestra, foi a hora das empresas conhecerem as organizações sociais e ambientais da Região Metropolitana Oeste e Sudoeste de SP. Rachel Sarti, da Blau Farmacêutica, esteve presente. “Com a palestra, consegui ter um entendimento maior sobre ESG. Atuo em RH, e ESG e é um tema muito importante para a nossa empresa. Também conheci as instituições da nossa Região e quem sabe possamos trabalhar em conjunto”, diz Raquel.

A Casa Jaya, de Vargem Grande Paulista, foi uma das organizações presentes e expôs o projeto “Reflorestando a Educação”, sobre educação ambiental na rede de ensino pública da cidade onde está. Para Raffaela Pastore, representante da Casa Jaya, o evento foi uma oportunidade de se conectar ainda mais com outras organizações e com as empresas da região para agir em rede. “Essa conexão com os empresários é muito importante. Temos que pensar globalmente, mas agir localmente”, conta Raffaela.

Para Luciana Alvarez, uma das cofundadoras do Juntos Vamos Mais Longe, o objetivo do evento está muito alinhado ao propósito do Movimento. “Queremos dar cada vez mais visibilidade às organizações socioambientais da nossa Região para que elas possam captar mais recursos e atrair mais voluntários. E este evento, unindo todos os setores da nossa sociedade, cumpriu essa missão”, diz Luciana.

Marise Barbosa, também cofundadora do Movimento, finaliza que esse foi somente o primeiro encontro de tantos outros que estão por vir. “A intenção é que as empresas possam promover ações sociais e ambientais nas comunidades onde atuam por meio das organizações que já possuem conhecimento e experiência. Recursos financeiros e voluntariado são duas formas para que isso aconteça na prática”, conclui Marise.

O evento do Juntos Vamos Mais Longe contou com o apoio da LGP Consultoria Atuarial, Line BPO, Open Mall The Square, Conrerp 2ª região, Cepro Rio Branco e Faculdades Integradas Rio Branco.

Artigo anteriorAPAE Cotia recebe doação de livros da ExxonMobil
Próximo artigoFundo Social de Cotia certifica formandos em Reflexologia Podal