O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou na sexta-feira (26) uma mudança no calendário escolar da rede estadual de ensino a partir de 2020. Com a nova mudança, alunos e professores terão quatro períodos de férias:
- Uma semana em abril
- Duas semanas em julho
- Uma semana em outubro
- 30 dias entre dezembro e janeiro.
A principal mudança são a redução do período de férias de verão de 45 dias para 30 dias, as de julho de 30 para 15 dias, e a oficialização de duas semanas de recesso, em abril e outubro – popularmente chamadas de “semana do saco cheio”.
Atualmente, o calendário da rede estadual prevê dois períodos de férias de meados de dezembro a 31 de janeiro e de 28 de junho a 30 de julho.
De acordo com o governo, a mudança não representa aumento nem diminuição do período de férias nem de recesso, mas uma redistribuição. Estão garantido os 200 dias letivos previstos por lei.
O próximo ano letivo começa no dia 3 de fevereiro, com encerramento previsto para 22 de dezembro. “O objetivo é organizar o calendário e o planejamento das atividades pedagógicas, além de garantir que docentes que atuam nas redes estadual e municipais consigam conciliar os períodos de recesso escolar e férias”, diz nota do governo.