Instituto Sírio-Libanês assume hospital público de Barueri

Ação da organização social de saúde aplica a expertise do setor privado para ampliar atendimento aos usuários do SUS

O governador Tarcísio de Freitas apresentou nesta terça-feira (8) o novo modelo de gerenciamento para os hospitais Geral de Taipas, Geral de Vila Penteado e Regional Rota dos Bandeirantes aplicado com o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL). A organização social de saúde, contratada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), implementa a expertise do setor privado para ampliar em até 900% o volume de atendimentos prestados à população usuária do Sistema Único de Saúde em São Paulo.

“Já estamos tendo ganhos em eficiência, logística, em suprimento de medicação e insumo médico. Quantas pessoas já estão saindo da fila e tendo suas demandas supridas. Vamos também abrir uma série de especialidades nas quais tínhamos dificuldade na contratação de profissionais, como neurologia, obstetrícia de alto risco e trauma em ortopedia”, detalhou o governador. “Com os três hospitais, vamos atender mais de 4 milhões de pessoas. Vamos conseguir, em São Paulo, entregar para o SUS um padrão de qualidade do Sírio-Libanês”, disse Tarcísio.

O anúncio aconteceu no Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, de parlamentares estaduais, da presidente da Sociedade de Senhoras Hospital Sírio-Libanês, Denise Jafet, e da diretora Executiva do IRSSL, Carolina Lastra, entre outras autoridades e membros da comunidade médica paulista.

“Com a parceria com o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês temos a certeza que vamos dar um passo importantíssimo na oferta de serviço de saúde no estado de São Paulo”, afirmou o secretário de Saúde, Eleuses Paiva.

Pelo modelo de Organização Social de Saúde, o poder público seleciona uma instituição do terceiro setor para a gestão de um equipamento de saúde e garante integralmente o custeio da unidade. Ao Estado também cumpre o acompanhamento do cumprimento das metas assistenciais, quantitativas e qualitativas, previstas no plano operativo de trabalho, bem como analisar a prestação de contas da OSS parceira.

Hospital Regional Rota dos Bandeirantes (Foto: Secom Barueri)

Hospital Regional Rota dos Bandeirantes

O Hospital Regional Rota dos Bandeirantes, em Barueri, será inaugurado este ano. A obra teve um investimento de R$125 milhões do Governo de São Paulo. A unidade será referência para atendimento a uma população de 1,8 milhão de habitantes das cidades de Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba.

Conforme o plano de trabalho do IRSSL, a unidade será inaugurada 100% paperless, ou seja, não utilizará papel em sua operação e terá projetos de saúde digital para a população. A previsão é que a nova unidade tenha 356 leitos, sendo 50 deles de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), e atendimento nas áreas de cardiologia, ortopedia, neurocirurgia e cirurgia bariátrica, além de oncologia com quimioterapia e radioterapia.

Atualmente, a unidade está em fase de aquisição de equipamentos e contará com oito salas cirúrgicas, 16 poltronas de quimioterapia e 20 consultórios; leitos de Recuperação Pós-Anestésica (RPA), Pronto Atendimento com 28 leitos de observação, Hospital-Dia com 20 leitos, salas equipadas com tomografia e ressonância magnética; parque tecnológico de última geração com acelerador linear, hemodinâmica e aparelhagem completa e digital, dentre outras áreas específicas.

“Assumir a administração destas unidades é um marco significativo para nós, refletindo nosso empenho contínuo em oferecer serviços de alta qualidade e atendimento humanizado para a população que utiliza o Sistema Único de Saúde em São Paulo,” afirma Carolina Lastra, diretora-executiva do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês. “Estamos trazendo toda a nossa expertise do setor privado para o SUS, assegurando que cada paciente tenha acesso ao melhor cuidado possível,” acrescenta.

Fundado em 2008, por iniciativa da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês, o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês já é parceiro da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo na gestão de outros serviços estaduais de saúde, tais como o Hospital Geral do Grajaú, na capital paulista, e o Hospital Regional de Jundiaí, no interior do estado. Tem como missão levar a excelência administrativa e operacional, já reconhecida no setor privado, às esferas municipais e estaduais do País.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Artigo anteriorRaposo Shopping promove campanha solidária de doação de cabelo
Próximo artigoMês das Crianças em Cotia será marcado por sessões de cinema na Biblioteca Batista Cepelos