Literatura produzida por mulheres é tema da 4ª Semana Senac de Leitura

O evento consiste em atividades gratuitas de incentivo à leitura de 22 a 27 de abril, em 60 unidades da rede.

Sob o tema Mulheres na Literatura – leitura e escrita que transformam vidas, o Senac São Paulo promove a 4ª Semana Senac de Leitura, em 60 unidades da rede em todo o Estado. A ação ocorre de 22 a 27 de abril e objetiva contribuir com a assiduidade à leitura de adolescentes e adultos. A programação inclui encontros com autores, rodas de conversas, palestras e a tradicional Feira de Troca de Livros e Gibis. Para instigar o público a participar da iniciativa, nos dias 10 e 11 de abril, a instituição organizou uma espécie de esquenta em estações da CPTM, Metrô (Via Quatro) e EMTU com a distribuição gratuita de livros e apresentações de atrações lúdicas, como contação de histórias e gincanas.
A proposta desta edição da Semana Senac de Leitura é dar visibilidade à produção literária feminina, ainda com pouca representatividade no âmbito nacional. Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB) intitulada A Personagem do Romance Brasileiro Contemporâneo, 70% da produção brasileira no segmento são de homens brancos, de classe média, nascidos no eixo Rio-São Paulo. “O que eu leio e o que eu compreendo podem me transformar e a escola deve contribuir com isso, com espaços de discussão, com estímulo ao pensamento crítico e criando lugares do ouvir, falar e compartilhar”, afirma Cristiane Camizão Rokicki, gestora da rede de bibliotecas do Senac São Paulo.
Um dos principais eventos da programação é a palestra de abertura com as escritoras Maria Vilani (mãe do cantor, rapper e compositor Criolo), Jarid Arraes e Goimar Dantas, com a mediação de Bel Santos Mayer, coordenadora de projetos de fomento à leitura, no dia 22, das 15 horas às 17h30, no Edifício Sede do Senac – Salão Nobre (Rua Dr. Vila Nova, 228 – Vila Buarque). Haverá transmissão simultânea para todas as unidades participantes da ação. Para acompanhar, acesse o Facebook do Senac São Paulo no dia e horário de realização da mesa-redonda.
A Semana Senac de Leitura em Taboão da Serra
No Senac Taboão da Serra, estão previstas a Feira de Troca de Livros, apresentações teatrais, Slam (batalha de poesia), roda de conversas e oficinas.
Para conferir a programação completa e se inscrever em qualquer atividade, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/semanadeleitura, escolhendo a opção Senac Taboão da Serra. Vagas limitadas.
Edições anteriores – Em três edições, o projeto já atraiu mais de 70 mil pessoas, que participaram de diversos eventos. Em 2016, as unidades organizaram ações dentro do universo da leitura e educação em parceria com o Instituto Rubem Alves. Nos anos seguintes, as atividades foram realizadas com base nos temas literatura fantásticas e HQ´s (2017) e livros que viraram filmes e séries (2018). A tradicional Feira de Troca de Livros e Gibis, promovida há mais de 15 anos na rede, passou a fazer parte da Semana Senac de Leitura por estar alinhada à proposta estimular a reflexão sobre a importância da produção escrita e da leitura como elementos formadores de indivíduos críticos.
Serviço
Evento de abertura
Mesa redonda: Mulheres na Literatura: leitura e escrita que transformam vidas
Data: 22 de abril, das 15 horas às 17h30
Local: Auditório Nobre, no edifício sede do Senac São Paulo (Rua Dr. Vila Nova, 228 – Vila Buarque) – e com transmissão ao vivo pela Internet nas unidades da rede
Preço: Gratuito
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/semanadeleitura
4ª Semana Senac de Leitura
Tema: Mulheres na Literatura – leitura e escrita que transformam vidas
Data: de 22 a 27 de abril
Local: rede Senac São Paulo
Preço: Gratuito
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/semanadeleitura

Artigo anteriorCotia realiza Semana de Proteção contra o Amianto
Próximo artigoAlunos da Fatec Cotia se mobilizam para criar projeto social em bairro carente da cidade