Mãe Dinah

Pessoas podem reunir muitas informações com o que você mesmo decidiu expor na web

Uma tenda num local movimentado, um vidente todo de branco, Dave. Música e ambiente esotéricos. As consultas começam. Entra a cliente. Dave respira fundo, tem uns tremeliques e começa a falar: – Vejo uma escola na sua vida. – Correto! – Sinto dois insetos no seu corpo, é possível? – Sim, são duas borboletas que tenho tatuadas nas costas! – Você tem um problema muscular, certo?  E sua melhor amiga se chama Julie? – Sim, sim! – Vejo quatro pessoas envolvidas na sua vida amorosa. Safadinha enh? – Incrível! Como você sabe disso tudo? – Você está com saldo negativo na conta bancária e, mesmo assim, gastou 300 dólares em roupas. – Meu Deus, você acertou todas, estou chocada! É estarrecedor! Como pode? – Você sabe o número da sua conta bancária?  Porque eu sei… – Como? Os clientes vão se alternando e o espanto se generalizando. Cada um que sai comenta incrédulo com os demais, que vão se juntando numa corrente de euforia, curiosidade e estupor. Na tenda, Dave continua suas adivinhações mediúnicas. – Vejo sua casa à venda, 795.000 dólares e é vermelha e branca. – Impressionannnte! Dave continua. Concentre-se, o momento requer foco. Em frenesi, dita uma sequência numérica.  A cliente não entende, ele diz: – Pegue seu cartão de crédito. – Estou estarrecida! Mágica! Quase desmaiando, ela confirma os números do cartão de crédito, que nem ela mesma sabia de cor. Na área externa da tenda o clima torna-se incontrolável. Êxtase! Todos se olham assustados e incrédulos com o poder de Dave. Ele pertence à Terra ou é um E.T.? Tem uma força mental excepcional! É um novo Uri Geller? Nisso, Dave convida todos a entrar na tenda. O milagre será revelado. Cai a cortina que dividia a tenda no meio. Surge, então, a revelação! Por trás da mágica de Dave, há outra mágica! Hackers paramentados de ninja consultam a internet, enquanto Dave faz as “adivinhações”. Um ponto no ouvido de Dave vai revelando os “segredos” de cada um. Simples assim. Você fala tudo da sua vida na internet? Cuidado! Pessoas podem reunir muitas informações com o que você mesmo decidiu expor na web. A campanha lançada pelo banco Febelfin, da Bélgica, prova isto. Eles gravaram essa história em vídeo com um “vidente” que adivinhava coisas sobre pessoas apenas com informações encontradas na rede.
Para a ação, criada pela agência Duval Guillaume, eles abordaram pessoas que passavam na rua e as convidaram a se consultar com Dave, o vidente que teria poderes de “ler pensamentos”. Para explicar as câmeras e a encenação, diziam que era um programa de TV. Por meio de um fone de ouvido, um time de hackers passava para Dave todas as informações encontradas na internet sobre os participantes.
A intenção da campanha era promover os serviços de segurança online do banco e mostrar para os clientes que é preciso tomar cuidado com os dados colocados na internet, já que qualquer pessoa pode acessá-los. De acordo com o Febelfin, todas as informações foram adquiridas de fontes legítimas publicamente disponíveis (Facebook, Twitter, Google, sites de imóveis, sites de compra etc.), utilizando apenas o nome completo e endereço dos participantes. Assista ao vídeo abaixo “Vidente advinha com base nas redes sociais.” E se cuida, os “Daves” estão por aí de olho nas suas informações!

Por Marcos Sá, consultor de mídia impressa, com especialização em jornais, na Universidade de Stanford, Califórnia, EUA. Atualmente é diretor de Novos Negócios do Grupo RAC de Campinas.

Artigo anteriorDa Hora – Conexão
Próximo artigoArte Observada – Shepard Fairey