Maior campus de data centers da América Latina fica na região

Governo de SP destaca oportunidades de desenvolvimento com investimentos em tecnologia. Tarcísio de Freitas participou em Barueri da inauguração da 2ª fase do maior campus de data center da América Latina.

O Tamboré contará com 17 edifícios de data centers e três subestações com capacidade de 600MW de energia (Foto: Governo do Estado)

Barueri está se destacando como o maior polo de inovação tecnológica da América Latina com a inauguração da segunda fase do Campus Tamboré, o maior campus de data centers desta região. Durante o evento, que contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, e de executivos da Scala Data Centers, empresa responsável pelo empreendimento, foi ressaltada a importância estratégica desse projeto para a economia digital do estado.

Com um investimento de R$ 6,2 bilhões nesta fase, Barueri consolida-se como um dos principais centros de inovação tecnológica do país. O Campus Tamboré, que abrigará 17 edifícios de data centers e três subestações com capacidade de 600MW de energia, posiciona-se entre os dez maiores do mundo, reforçando a posição de liderança de Barueri na economia baseada em dados.

O governador destacou ainda o impacto econômico e social da iniciativa, mencionando a criação de 6 mil empregos na construção civil e a futura geração de postos de trabalho em áreas como programação, energia, computação em nuvem e inteligência artificial. “A riqueza das nações hoje está nos dados, na economia do conhecimento”, afirmou Tarcísio.

O estado já atraiu R$ 50 bilhões em investimentos privados para expansão ou instalação de novos data centers (Foto: Governo do Estado)

Além de fortalecer a infraestrutura tecnológica, a inauguração do Tamboré em Barueri impulsiona programas de capacitação profissional, como o Qualifica SP, que já oferece 123 mil vagas em cursos de tecnologia, preparando a mão de obra local para as demandas da nova economia digital.

Por Juliana Martins Machado, com informações do Governo do Estado

Artigo anteriorO impacto das redes sociais na moda
Próximo artigoPatricia Furlong apresenta a série “Paisagem Pedra”, na Galeria Izabel Pinheiro