No extremo de Cotia, escola com mais de 60 anos passa por reforma completa

As melhorias passarão pela parte elétrica, hidráulica, vidros, janelas, portas, banheiros, grades, telhado e revestimentos no piso

Localizada no bairro Jardim Samambaia, perto da divisa com o município de Itapecerica da Serra, a Escola Municipal Florentina Francisca de Oliveira está entre as 30 unidades escolares que passam por reforma completa, adequação de espaços, ampliação de ambientes, entre outros. Os trabalhos estão sendo realizados por uma empresa especializada contratada pela Prefeitura de Cotia. A escola foi inaugurada em 1958 e, de acordo com o vice-diretor, Vicente Machado, o local nunca havia recebido uma intervenção tão grande da Prefeitura – lembrando que a escola foi municipalizada na década de 90.

“A comunidade já esperava essa reforma há algum tempo, pois, a escola estava realmente precisando”, disse Vicente. Ele listou diversos problemas no imóvel como: pisos das salas de aula e do pátio quebrados, problemas no telhado, calhas deterioradas, buracos no forro, manchas de umidade. Todos estes problemas serão resolvidos com os trabalhos que estão em andamento.

Outra grande demanda local era a ampliação na capacidade do reservatório de água. Com o aumento da demanda, o reservatório existente não era mais suficiente e, muitas vezes, havia falta de água na escola. Mas esta situação também está sendo resolvida com a implantação de uma caixa d’água maior.

Para Vicente Machado, o trabalho que está sendo feito pela Prefeitura de Cotia na unidade impactará na motivação de todos. “Com certeza educação não se faz apenas com um ambiente organizado e arrumado, porém isso é um incentivo muito grande para as crianças virem para escola estudar, a qualidade da aprendizagem melhora, pois, algumas vezes, tivemos que dispensar os alunos ou sair mais cedo por falta de água”, lembrou o vice-diretor. Ele completou dizendo que os pais e professores estão maravilhados com a reforma. “Ela [reforma] está vindo de acordo com as necessidades da escola e da comunidade. Como vice-diretor, estou muito satisfeito com que estão fazendo”, concluiu.

As melhorias passarão pela parte elétrica, hidráulica, vidros, janelas, portas, banheiros, gradis, telhado, revestimentos no piso, entre outros.

Fotos: Alexandre Rezende