No mês em que é lembrado o Dia da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a Prefeitura de Cotia realiza palestras sobre o tema. As informações foram divulgadas nas redes sociais da Prefeitura com o objetivo de conscientizar e, na última segunda-feira (23), uma palestra sobre ‘Acessibilidade e Inclusão para o Autismo’, com Amanda Ribeiro, abriu a programação que faz parte do calendário do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMDPcD). O evento contou com a presença da vice-prefeita, Ângela Maluf, do secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Roberto Mastromauro, e da presidente do CMDPcD, Darlene Pires.
A palestra aconteceu no auditório do Paço Municipal para um grupo de convidados composto por profissionais da saúde e da educação, mães de autistas e colaboradores da Secretaria de Desenvolvimento Social. Amanda Ribeiro, que é mãe de um autista e especialista e Intervenção Precoce do Autismo pelo CBI of Miami (Child Behavior Institute) abordou temas como: Acessibilidade Básica, PcD e Autismo, Prevalência, Deficiências Não-Visíveis, entre outros.
“Incentivar o processo de transformar o conhecimento em ação é algo que conduz o nosso trabalho na secretaria com os projetos sociais e as parcerias com as instituições. Sabemos que ainda há muito a conquistar, pensando nisso, estamos sempre abertos a novas ações”, disse a secretária de desenvolvimento social e presidente do Fundo Social, Mara Franco.
Camila Figueiredo, psicopedagoga e professora do CEUC EE. Diego C. B. Camargo, acompanhou e ficou satisfeita com a palestra. “Em tempos atuais, com a necessidade de informação, é bastante gratificante ter e participar de eventos que abordam sobre a pessoa com deficiência. Esta palestra se tornou extremamente útil, com uma linguagem simples, sensível e um conteúdo de experiência de vida. Isso faz com que nos tornemos multiplicadores de informações neste contexto”, comentou.
Presente ao evento, Paula Mouratório, Pedagoga/neuropsicopedagoga e idealizadora do Espaço Neurocrescer, destacou a importância da visibilidade ao tema. “Muitas pessoas acham que a pessoa com deficiência é incapaz de realizar diversas tarefas cotidianas, acabam tratando essas pessoas de forma ‘diferente’ e às vezes até preconceituosa, porque não têm conhecimento. [o evento] coloca em evidência a pessoa com deficiência promove a oportunidade de a sociedade compreender melhor essa questão”, avaliou.
Nos próximos dias, novos eventos estão previstos dentro da programação.
Programação:
27.08: APAE COTIA (parceria com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente)
Projeto Horta Solidária com atendidos da APAE / evento fechado.
27.08: Tema: A importância da atividade física para a pessoa com deficiência / evento fechado.
Palestrante: Dr João Baptista -Ortopedista