No dia 29 de novembro, Carapicuíba recebeu o “Verdejando”, iniciativa da Rede Globo, das 6 horas às 15 horas. A Prefeitura revitalizou um espaço no bairro da Cohab, que agora possui escadão com grafite e nova rotatória, que foi palco de uma das ações de plantio para se transformar na “aquatória verde”, pois além de receber as mudas, a rotatória é regada pela nascente que existe no local.

Participaram do plantio os alunos da Escola Municipal Argeu Silveira Bueno, integrantes do programa Jepoe, moradores da comunidade e a equipe da Secretaria do Meio Ambiente. As crianças também participaram de oficina de pintura.

No município de Carapicuíba, o ‘Verdejando’ contribuiu o com o trabalho desenvolvido pelo projeto da comunidade local “Ressavanar”, em busca da preservação de uma área de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado que ganhou, além do plantio coletivo e de oficinas de reconhecimento de biomas, um pequeno lago abastecido por uma nascente atualmente desperdiçada na sarjeta. Foram plantadas mais de 250 mudas.

O ‘Verdejando’ incentiva o olhar sobre o verde e aborda, ainda, a relação direta entre a sua preservação e a da água, além de informar sobre o aquecimento de São Paulo e as consequências deste processo, percebidas em verões cada vez mais quentes com chuvas muito intensas. Para isso, entram em pauta, tanto nas matérias do Jornalismo da Globo como nas atividades realizadas em parceria com especialistas pelas ruas das cidades, temáticas como permeabilidade do solo, jardins de chuva, ilhas de calor e áreas de manancial.

A iniciativa é apoiada pela Prefeitura do Município de Carapicuíba, além do projeto Ressavanar e Anjos da Mata Atlântica. Visite a aquatória na Rua Tambaú e o escadão de acesso ao Campo do Niterói.