Os autores foram às ruas de São Paulo, fotografaram 22 pessoas comuns e, inspirados exclusivamente em seus rostos, criaram personagens para contos inéditos, que falam sobre as emoções que habitam o peito de cada um: coragens, solidões, saudades, medos, desejos e amores.
“Os contos nasceram da pele, dos vincos, do desenho de cada curva e de cada contorno”, afirmam os autores. Segundo eles, “não há quem não tenha no rosto um jardim secreto, um recôndito, uma gruta profunda onde cabem histórias inteiras”.
“É curioso ver como, depois de um tempo, a imagem do outro nos emociona e nos desperta uma empatia quase inexplicável. Não olhamos mais para ela como sendo a fotografia de um estranho. Na verdade, é a nós que estamos vendo. É sobre nós que estamos falando”, declaram.
A obra transita entre os territórios dos livros de literatura, de arte e fotografia. Seu formato diferenciado, as 104 páginas inteiramente coloridas, a capa dura e os contos contemporâneos, de leitura fluida, têm despertado grande interesse e identificação dos leitores – muitos deles presentes no lançamento, que reuniu mais de 300 pessoas na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi, em 27 de novembro de 2016.
O livro é o primeiro de uma tríade e é o passo inicial de um projeto mais amplo, que propõe diálogos, promove encontros, oficinas, rodas de conversa, exposições, saraus e espetáculos teatrais, que aproximem pessoas falando de pessoas.
Os vídeos do projeto fundem os rostos a perguntas e respostas que convidam cada um à reflexão sobre a própria vida. Porque, como os autores dizem na capa, “Olhar para o outro é olhar para si mesmo.”
Assista um dos vídeos:
Os outros vídeos podem ser vistos em http://bit.do/rostosYouTube.
O livro está à venda no site www.historiasqueosrostoscontam.com.br, por R$ 60,00. Mais informações, fotos do lançamento, fragmentos dos contos e curiosidades estão disponíveis também na página do Facebook do projeto (facebook.com/historiasqueosrostoscontam).
Algumas curiosidades do projeto:
1) Os autores formam um casal – que se conheceu em função das palavras.
2) Além dos textos, todas as fotografias, design e produção artística do livro foram feitos pelos próprios autores.
3) Para conseguir os 22 personagens do livro, o casal abordou apenas 24 pessoas. Somente duas não quiseram participar.
4) As pessoas, ao serem abordadas, mostravam-se surpresas e lisonjeadas, por se sentirem olhadas e por ouvirem que seu rostos eram inspiradores. Em poucos instantes, sentiram-se à vontade para contar segredos e falar de suas próprias intimidades – que são reveladas ao final de cada conto.
5) Nenhuma foto foi manipulada digitalmente. Todas as imagens são o registro fidedigno dos fotografados.
6) Os rostos foram escolhidos aleatoriamente, sempre em lugares diferentes da cidade de São Paulo: Pinacoteca do Estado, Parque do Ibirapuera, Estação de Trem de Jurubatuba, Parque da Água Branca, Av. Paulista, Praça do Pôr do Sol, Liberdade, Praça da República, entre outros.
7) Um dos personagens fotografados é atualmente morador de rua – embora tenha sido, anos atrás, jardineiro de ex-presidente da República e de prefeitos da cidade de São Paulo. Por não ter nem endereço fixo, nem qualquer forma de contato, os autores combinaram com ele a entrega do livro no mesmo local (Parque da Água Branca), às 14h do dia 14 de janeiro de 2017 – na semana de seu aniversário. Nesta data, farão a ele uma grande surpresa: um sarau e uma comemoração animada e afetiva pela data especial, com bolo, leitura de contos e presença de todos os leitores que queiram participar.
Para mais informações, imagens e detalhes do projeto:
www.facebook.com/historiasqueosrostoscontam
www.historiasqueosrostoscontam.com.br
e-mail: [email protected]