No primeiro semestre de 2024, as exportações referentes à região da Diretoria do Ciesp de Cotia, que também abrange os municípios de Araçariguama, Embu, São Roque, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista, registraram US$ 200 milhões, um decréscimo de 18,3% na comparação interanual. As importações somaram US$ 837,9 milhões, o que significa crescimento de 15,8% frente ao mesmo período do ano passado.
Os principais produtos exportados foram matérias albuminoides, colas e enzimas (16,9%), ferro fundido, ferro e aço (13%) e plásticos e suas obras (11,5%). As importações concentraram-se em produtos farmacêuticos (38,2%), máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos (8,1%) e químicos orgânicos (7,9%).
No período analisado, os principais destinos das exportações de Cotia foram os Estados Unidos (13,7%), Argentina (12,8%) e Bélgica (12,8%). As compras da regional tiveram como principais origens os Estados Unidos (21,9%), China (15,8%) e Suécia (11,4%).
Rafael Cervone, presidente do Ciesp e primeiro vice-presidente da Fiesp, salienta que “a indústria, cujo avanço e fortalecimento temos defendido perante o governo, pode contribuir de modo cada vez mais significativo para ampliação das vendas internacionais, tanto em volume quanto pelo fato de incluir produtos de alto valor agregado na pauta de exportações”.