Conteúdo, informação e aprendizado. Foi isso e muito mais que a Revista Circuito proporcionou aos seus leitores nos últimos anos. E acima de tudo, valores como solidariedade, compromisso, cooperação voluntária e responsabilidade pelo outro.
Desde quando a primeira edição foi lançada, em abril de 2000, percebemos a necessidade
de um olhar mais profundo e diferenciado para a comunidade e, muito além do jornalismo, trouxemos a cidadania e o engajamento para nossas páginas.
Afinal, como pontuaram Bill Kovach e Tom Rosenstiel, em livro de 2003, “a principal finalidade do jornalismo é fornecer aos cidadãos as informações de que necessitam para
serem livres e se autogovernar”. Por isso, nosso trabalho sempre foi pautado entre jornalismo regional e cidadania, comunicação e debate público, bem como a importância da participação pública em temas de interesse social.
Demos voz à população e nos tornamos um importante instrumento de mobilização. O espaço disponibilizado para abordar questões locais somado ao papel fiscalizador do poder público atribuiu à nossa mídia relevância suficiente. Ao completar 22 anos de história e rememorar tudo o que nossas páginas permearam além das notícias, percebemos que fazer a diferença na vida de quem está perto é mais simples do que imaginamos. Basta planejar e colocar em prática!
VOZ DO LEITOR
Andar lado a lado com nossa comunidade é parte do objetivo da Circuito. Já nas primeiras edições, nossas páginas deram a oportunidade para que o leitor pudesse se manifestar – um espaço democrático de textos e fotos para expressão de opiniões (muitas vezes, em forma de denúncia) sobre os mais variados assuntos relacionados à região. A coluna já teve muitos nomes – e um dos mais marcantes foi Chame e Reclame. Hoje, o Muito Além do Papel cumpre essa função e, como a editoria já diz, mostra que a força da nossa mídia vai, realmente, muito além das nossas páginas. Em incontáveis casos, foi o ponto de partida para importantes mudanças.
DESCOBRINDO TALENTOS
Acreditando que a cultura é o maior patrimônio de uma sociedade, este tema foi sempre abordado por nosso jornalismo. Ao longo dos 22 anos, viemos dando destaque para eventos culturais, escritores, atores e cantores, entre inúmeros outros artistas regionais
das mais variadas expressões. Em 2010, por exemplo, o grafite permeou a capa e o conteúdo da edição de setembro. Moradores da Granja Viana, Cotia e Caucaia do Alto deram asas à imaginação em um projeto inovador que reuniu três elementos: intervenção urbana, arte irreverente e cultura popular.
Em maio de 2001, com apoio do Pão de Açúcar, Impsat, 5àsec, Europan, Davino Outdoor e Prefeitura de Carapicuíba, realizamos uma campanha do agasalho, Aqueça um Coração. Saímos pelas ruas da Granja em cima de um monstruoso trio elétrico, fazendo muito barulho e passando de casa em casa buscando que todos fizessem parte. Foi um sucesso! Assim, novas ações foram sendo realizadas.
Em abril de 2002, estampamos na capa o Projeto Âncora. O sucesso foi tamanho que
resolvemos abrir as portas para ouvir outras instituições que também estavam na luta, buscando parcerias para prosseguir em sua jornada. E assim seguimos até hoje…
Observando a Granja Viana do alto – e em nossos arquivos de voos, temos muitas imagens e impressões que marcam mais de uma década! -, ficou evidente a expansão territorial e
populacional de um bairro que cresceu vertiginosamente – e muitas vezes sem o adequado planejamento. Sobrevoamos a região, desde 2008, para registrar suas mudanças, sinalizando os pontos favoráveis e desfavoráveis do desenvolvimento e ouvindo especialistas para discutir e propor soluções.
Qual a melhor escola para os filhos? A melhor clínica e o melhor restaurante? Onde colocar a casa à venda ou alugar um espaço comercial para decolar seu negócio? Em 2002, lançamos o Circuito Comercial para incentivar os moradores a utilizarem as muitas
opções de serviços do bairro e fomentar o empreendedorismo local. A ideia deu certo! O
crescimento deste guia, ano a ano, comprovou sua credibilidade e eficácia e transformou-se no ponto de encontro entre quem quer vender ideias e quem quer comprá-las.
Para encabeçar a campanha contra doenças sexualmente transmissíveis, conseguimos o apoio da Blowtex, empresa fabricante de preservativos, que nos doou mais de oito mil camisinhas (distribuídas junto à edição 52 da Circuito, em fevereiro de 2004). A iniciativa
recebeu apoio da Secretaria de Saúde de Cotia, que colocou em ação uma equipe super profissional para atendimento aos portadores de HIV. Uma união formada para prevenir a saúde da população.
CIDADANIA
Ir às urnas é o momento de exercer poder, com liberdade e consciência. Votar é o exercício pleno da cidadania e representa a igualdade entre as pessoas. Não se trata apenas de escolher este ou aquele candidato, mas sim, da oportunidade de eleger alguém que ouça e atenda às demandas da comunidade. Daí a importância de cada cidadão votar em seu domicílio eleitoral, para poder cobrar de seus representantes as reivindicações para o seu município. Por isso, a Revista Circuito fez questão não só de divulgar as campanhas de transferência de título de eleitor realizadas na Granja Viana, mas também de levantar a bandeira e abraçar a causa. Em nossa primeira edição, estavam na capa informações de
como transferir o título. Tratamos do assunto novamente em julho de 2003, e assim, no decorrer dos anos, mantivemos o tema em nossas páginas e em nosso portal de notícias.
REDE DE APOIO
Quando o mundo entrou em um momento ímpar na história e o futuro era incerto, lançamos o Circuito Empatia, rede de apoio solidária e colaborativa em tempos de pandemia. De depoimentos positivos a atendimento on-line gratuito dos mais variados segmentos, nosso desejo era ajudar a comunidade a vencer o desafio daquele momento.
Em setembro de 2007, a Revista Circuito lançou sua Edição Verde e a Campanha do Selo
Cidadão, que levantou uma bandeira pela natureza e sustentabilidade regionais. No decorrer dos anos, a campanha ganhou peso, visibilidade e se tornou cada vez mais responsável, não somente por incentivar o empresário a pensar e vivenciar a Responsabilidade Social, mas também por mostrar as diferentes formas de executá-la.
- A Revista Circuito já recebeu o selo Carbon Free por conta da baixa emissão de gás carbônico proveniente da produção, transporte e distribuição dos exemplares. Em parceria com a organização Iniciativa Verde, que luta pela melhoria de serviços ambientais, a Circuito contribuiu com o plantio de 335 árvores, o equivalente a uma compensação de 53 toneladas de CO2. Foram 27 mudas de espécies nativas na Área de Proteção Permanente de Porto Feliz; 32 árvores na Fazenda Pinhal, em São Carlos; 72 árvores no Corredor Ecológico do Rio Piquiri; 77 no Criadouro Conservacionista Onça Pintada e 127 no Parque do Rio Turvo. Para conferir com mais detalhes o histórico de atuação ecológica da revista, acesse www.iniciativaverde.org.br/clientes/revista-circuito
- Inauguramos a editoria fixa Selo Cidadão, com o objetivo de apontar, por meio de
matérias, pequenas ações da região que geram grandes resultados. - Com base no trabalho elaborado pelo Instituto Ethos, o questionário Selo Cidadão, que de praxe era respondido pelos participantes, foi parcialmente reformulado como forma de fomentar outras discussões e proporcionar diferentes reflexões às pessoas. Contamos com uma comissão que classificou as empresas participantes em três categorias: Apoiadora, Motivadora e Transformadora.
- A Revista Circuito convidou instituições de ensino engajadas no tema responsabilidade social para a união em torno de um objetivo em comum: a educação. Na 10ª edição do Selo Cidadão, conseguimos firmar um pacto pelo tema. Quem acompanhou a coluna mês a mês esteve por dentro de todas as propostas que as escolas participantes executaram – e algumas mantêm seus projetos até hoje – com o objetivo de levar a educação para além dos muros dos colégios.
- Seguindo seu papel de unir a comunidade de empresários por um bem coletivo, a Revista Circuito promoveu o 1º Mutirão do Selo Cidadão – Força Feminina. Cerca de 900 pessoas foram atendidas em evento com diversas atividades no SESI-Cotia e a ação contou com a participação ativa de mais de 200 voluntários.
- O Selo Cidadão chegou à sua 12ª edição com a campanha #OÚltimoCanudo, que engajou autoridades públicas e, através dessa parceria, conquistou um importante marco em prol do meio ambiente: Cotia tornou-se a primeira cidade do Brasil a proibir
canudos de plástico. - Alinhada com o oitavo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU – Trabalho Decente e Crescimento Econômico –, a Revista Circuito se juntou à ONG Cruzando Histórias para fomentar o mercado de trabalho da região. Assim, nasceu o Selo Cidadão: Conexão & Emprego, um projeto que deu voz aos talentos de nossa comunidade, incluindo gestores e pessoas em busca de recolocação profissional.
Por Juliana Martins Machado