Santana de Parnaíba bate recorde no Estado de São Paulo com alunos inscritos no Enem

Os resultados obtidos pelo município evidenciam os avanços contínuos da cidade em educação, com investimentos estratégicos, que garantem oportunidades de sucesso para seus alunos e fortalecem o caminho para o Ensino Superior

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado nos últimos dois domingos (3 e 10 de novembro), representa um passo decisivo para quem deseja ingressar em uma universidade pública ou privada. Em Santana de Parnaíba, uma cidade com ensino totalmente municipalizado, foi alcançado um marco importante: 90% dos alunos do Ensino Médio da rede pública se inscreveram para a prova, estabelecendo um recorde histórico de inscrições no Estado de São Paulo.

A edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contou com 4,3 milhões de inscritos confirmados, sendo 1,6 milhão de concluintes do Ensino Médio. A prova foi aplicada em 1.753 municípios, e o fato de Santana de Parnaíba ter atingido 90% de inscrições no exame demonstra o impacto positivo dos investimentos em educação no município.

Esse resultado reflete os feitos contínuos da Prefeitura de Santana de Parnaíba na educação ao longo dos últimos 11 anos. Entre as principais iniciativas, destacam-se o programa “Nossos Filhos Vão Para a Faculdade”, que oferece palestras motivacionais e de incentivo; o cursinho preparatório para vestibulares totalmente gratuito; e o ensino completamente municipalizado.

O cursinho preparatório para vestibulares é uma das ações-chave para garantir que todos os jovens do município tenham a oportunidade de ingressar nas melhores universidades. Voltadas para alunos do 3º ano do Ensino Médio, as aulas oferecem materiais didáticos de alta qualidade e contam com professores qualificados, que orientam os estudantes em sua preparação para o Enem e os principais vestibulares do país.

INVESTIMENTOS NO ENSINO SUPERIOR
Os frutos dos investimentos em educação são evidentes, especialmente quando observamos o crescente número de alunos conquistando vagas nas principais universidades do Brasil. Em menos de uma década, Santana passou de uma para 12 instituições de Ensino Superior, um salto significativo. Entre as opções disponíveis na cidade, destacam-se a Faculdade de Santana de Parnaíba (Fasp), a Faculdade de Tecnologia (Fatec), além dos polos EAD da Universidade Nove de Julho (Uninove), Cruzeiro do Sul Virtual, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Faculdade das Américas (FAM) e a Univesp.

PROJETOS EDUCACIONAIS
O objetivo da gestão municipal é incentivar o ingresso de todos os estudantes no Ensino Superior. Para reforçar esse compromisso, a prefeitura realizou, no mês passado, a Feira das Profissões, um evento que reuniu universidades do município e da região para apresentar as diversas oportunidades de carreira aos estudantes. Durante a feira, os participantes puderam esclarecer dúvidas, explorar novas possibilidades e até descobrir a profissão dos sonhos.

Cerca de 10 universidades participaram da feira, oferecendo experiências práticas, testes vocacionais, bolsas de estudo, brindes e sorteios. Mais de 800 alunos da terceira série do Ensino Médio da rede pública se beneficiaram da iniciativa, que ampliou suas perspectivas para o futuro.

Os esforços da cidade também têm refletido em números. Santana de Parnaíba melhorou seu desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e foi reconhecida como a melhor cidade em educação do Estado de São Paulo em 2022, entre as com mais de 100 mil habitantes, na 2ª Edição do Prêmio Band Cidades Excelentes.

Além da preparação para o Enem, o município oferece diversas outras oportunidades educacionais. A cidade conta com aulas de robótica, o Centro de Línguas (que oferece cursos de inglês, mandarim e espanhol), o Parnaíba Idiomas (uma plataforma de ensino online de 25 idiomas, disponível para pessoas com mais de 13 anos) e programas como o Mind Lab, que visa melhorar o desempenho e desenvolver as habilidades socioemocionais, através de atividades lúdicas, e o Programa Connect, de inserção ao mundo digital. Recentemente, foi lançado o projeto Conectando Futuros na Nuvem, que visa preparar os jovens para o futuro da tecnologia.

Artigo anteriorAlesp aprova projeto que proíbe uso de celulares nas escolas em São Paulo
Próximo artigoCotia é cenário do reality show “Musa Fire”