Surfista Marcelo Luna é condecorado com voto de Júbilo em São Paulo

Em cerimônia realizada na Câmara Municipal o atleta foi homenageado pelos feitos notáveis nos últimos dez anos de carreira nacional e internacional

Conhecido mundialmente como um dos surfistas mais icônicos das ondas gigantes de Nazaré, “a maior onda do mundo”, Marcelo Luna foi homenageado com voto de Júbilo na Câmara Municipal de São Paulo pelos feitos notáveis feitos em sua carreira. Detentor de representativos 3 anos consecutivos indicados ao Oscar das ondas grandes (Big Wave Awards) pela organização mundial de surfe. Luna foi o primeiro surfista da história a disputar o Big Wave Awards, prêmio de maior prestígio das ondas gigantes, nas categorias “Maior onda surfada” e “Melhor performance”, em 2017, pela World Surfe League, quando tinha apenas 10 meses de carreira. A iniciativa partiu do vereador George Hato e ocorreu no final de abril.

Estiveram presentes o ex-jogador da seleção brasileira Dudu Cearense, o campeão de futebol freestyle, Ricardinho, os lutadores de UFC Caio Borralho e Lipe Detona, o nadador da Seleção Olímpica João Luiz Gomes, além da artista plástica Lallali Senna, sobrinha do piloto de Fórmula 1 e tricampeão Ayrton Senna da Silva.

A homenagem do vereador chancela tudo que Luna fez como surfista nesses quase 10 anos de carreira. Ao contrário de muitos, Marcelo Luna fez o caminho inverso e morou em São Paulo para transformar o impossível em real e construir uma história única. “Receber essa condecoração representa muito para mim, ainda não estou acreditando. George Hato obrigado de coração, você é um dos vereadores que mais trabalha no esporte. O esporte tem mais poder do que qualquer ferramenta e moeda, ele salva, liberta e cura, traz recursos, e benefícios para sociedade, a pessoa que pratica esporte não tá com tempo ocioso, não tá usando entorpecentes, ela acaba com os problemas da sociedade e do governo”, ressaltou Luna.

Durante a cerimônia como reconhecimento da sua brilhante carreira e seus feitos notáveis ao longo dos anos, além das iniciativas em promover os projetos da marca Senna, a artista plástica, Lallalli Senna deu em nome dela e da Senna Brands, uma escultura ao surfista Marcelo Luna. “É uma grande honra estar aqui hoje representando a família Senna, eu Lallali como artista e a Senna Brands num dia mais do que especial, pra esse esportista especial, que levou o nome do país, como uma forma de inspirar todos nós de continuarmos com ousadia, garra, como o Senna sempre agiu. O Marcelo tem sido um advogado desses valores, levando esses exemplos em frente, levando o nome do Ayrton com muito orgulho, no peito e a gente tem muita alegria de celebrar essa conquista na carreira dele, porque ele tem feito muito pelo nome do Ayrton. E como nada nesse mundo é coincidência, estamos aqui no plenário e no primeiro de maio vai fazer 30 anos do legado do Senna”, finalizou.

“O Ayrton é uma inspiração por tudo o que ele fez dentro e fora das pistas, sempre com muita paixão, determinação e foco. Como responsáveis por perpetuar esse legado, nós, da marca Senna, ficamos felizes em saber que um atleta que se dedicou tanto para a performance durante a carreira quanto o Marcelo Luna acredita nesses valores”, afirma Ana Simões, Diretora Executiva de Marketing da Senna Brands.

Luna recebeu ainda um anel feito em ouro e rubi fazendo uma analogia aos anéis da NBA que menciona as 3 indicações aos Oscar`s que teve na carreira, com 18 pedras de rubi que indicam as 18 ondas ele surfou ao longo dos anos de 2017, 2018 e 2019, uma lembrança da joalheira Chaser M.F.G, do empresário Victor Prince.

Na oportunidade, o Capitão do Oitavo Grupamento Militar do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, o Sr. Anthony Harrison entregou um troféu com a silhueta do surfista e relembrou de quando conheceu o Luna na enchente de 2019. “Muitos conhecem o Luna como atleta, nós o conhecemos numa situação bem diferente, há alguns anos. O cidadão Luna por conta e risco pegou o equipamento dele e nos apoiando por causa da enchente foi salvando pessoas que estavam em locais de difícil acesso. De lá pra cá, nós continuamos tendo muito contato. Como Luna, faz uma atividade de alto risco, que poucas pessoas têm coragem de fazer, hoje ele nos ajuda muito na formação de novos bombeiros na parte de apneia que ele entende muito para melhoria do serviço. Eu queria agradecer o serviço que você fez e continua fazendo pra mim e pra toda cidade de São Bernardo”, agradeceu o capitão.

“Celebramos não apenas suas conquistas pessoais, você alcançou reconhecimento internacional, a sua trajetória faz de ti uma inspiração para todos nós. És um dos maiores nomes de Nazaré, todo grande atleta tem uma referência em comum e nesse quesito temos um Ayrton Senna. Talento e dedicação você tem de sobra por isso quero te condecorar pelo seu trabalho, parabéns Marcelo Luna, disse o vereador George Hato.

Após receber o voto de júbilo do vereador George Hato, Marcelo Luna anunciou muito emocionado que ao completar 10 anos de carreira em 2025 pretende se aposentar.

Tudo tem um Fim

“Planejei me esforçar para poder tomar a decisão de parar quando eu quisesse”, afirmou Luna que ainda pretende buscar novos marcos para sua carreira neste ano. Ao olhar para trás, hoje Luna lembra com carinho de quando começou e ficou em pé pela primeira vez em uma prancha em Peruíbe, no litoral de São Paulo, depois de ter conhecido o surfe no Guarujá. “Desde que eu comecei eu sabia que ia parar quando eu fizesse dez anos, cheguei em um momento que eu quero viver aquilo que eu não vivi, pois eu tive que ser atleta. Fiz tudo que eu queria, e não vou sentir saudades” acrescentou.

A partir de 2025, Marcelo Luna pretende começar a surfar, somente por prazer e não mais por obrigação. “Vou ser um ex-atleta e passar a fazer tudo que eu ainda não fiz, focar no projeto que tenho nos EUA do meu filme”.

Em parceria com o cineasta Nick Page, Luna está em negociação desde o ano passado com o projeto do filme de sua vida, que vai contar toda sua carreira, como foi feito no livro, que já foi traduzido para o inglês, que está em negociação desde o ano passado e com o roteio já pronto. A data que deve estrear no Brasil ainda é guardada a sete chaves. Por enquanto, Luna quer terminar sua carreira com novos recordes para então entrar de cabeça em novos projetos.

 


Relembrando

Em dezembro de 2021, o surfista de ondas gigantes foi a capa de nossa edição e contou como o esporte mudou o rumo de sua vida. Em um bate-papo gostoso com nossa equipe, ele conta dos “perrengues” pelos quais passou – que, segundo ele, ajudaram a moldá-lo e a torná-lo a pessoa que é hoje -, fala da sua relação de amor e gratidão com o surfe e traça os planos para o futuro. E a Granja Viana, onde entra nesta história? Com o bairro, ele tem uma relação que começou por conta da profissão e que se transformou em paixão: adora atravessar o Rodoanel – ele mora em São Bernardo do Campo – e vir para cá curtir a natureza e os bons restaurantes, enquanto não está surfando.

Artigo anteriorCIT de Cotia vai abrir na sexta
Próximo artigoCarapicuíba realiza diversas ações de conscientização no trânsito