Veganuary 2023 bateu todos os recordes: Brasil foi o grande destaque da campanha

Em sua 10ª campanha, mais de 700.000 pessoas em todo o mundo se inscreveram para experimentar o veganismo com a Veganuary, uma organização internacional que promove a alimentação baseada em vegetais

Veganuary, a organização global que incentiva as pessoas a experimentarem o veganismo a partir de janeiro, quebrou todos os recordes anteriores e teve mais participantes do que nunca, com mais de 700.000 pessoas registradas oficialmente em quase todos os países do mundo. Apenas a Cidade do Vaticano e a Coreia do Norte (onde a internet é proibida) ficaram de fora da lista oficial de participantes de 2023, o décimo ano em que a campanha é celebrada no mundo.

Mas mesmo o número recorde de inscrições provavelmente é apenas a ponta do iceberg, já que vários estudos sugeriram que a participação total no Veganuary é significativamente maior do que o número de pessoas que se inscrevem diretamente no site do Veganuary.

De acordo com a primeira pesquisa realizada pela YouGov na América Latina, em janeiro de 2023, 8% dos entrevistados brasileiros disseram ter participado de Veganuary durante o mês*. Esses números dão uma visão interessante sobre a participação pública mais ampla no Veganuary e sua influência como movimento social.

A presença da campanha na mídia social também continua crescendo ao redor do mundo: #Veganuary já foi visto no TikTok mais de 894 milhões de vezes e mais de 300 milhões de pessoas interagiram com os canais internacionais de mídia social da Veganuary em janeiro de 2023.

Desde o lançamento de seu primeiro mês, em janeiro de 2014, Veganuary aumentou seu alcance global ao longo de vários anos, abrindo escritórios nos EUA, Alemanha e Chile em 2019; Argentina e Brasil em 2020; e na Índia em 2021. As campanhas oficiais de Veganuary também são realizadas na Itália, França, Suíça, África do Sul, Austrália, Cingapura e México em colaboração com organizações locais. A estratégia de cinco anos da Veganuary prevê a expansão da campanha para mais dez países até 2027.

Nesse contexto, as celebridades são cada vez mais atraídas pela abordagem divertida e amigável da campanha, razão pela qual em 2023 a ONG contou com o apoio de personalidades locais de destaque como Xuxa, Luisa Mell e Hana Khalil. Internacionalmente, os participantes anteriores do Veganuary incluem a lenda do rock Brian May, a atriz de The Big Bang Theory Mayim Bialik, Joaquin Phoenix e o ator Ryan Eggold (que em 2023 foi mais um participante de Veganuary), entre outros, que continuam apoiando a causa.

Mauricio Serrano, diretor de Veganuary na América Latina, comenta que “esses resultados importantes no Brasil, como 8% das pessoas que participaram do janeiro vegano no país, mostram uma tendência de crescimento imparável do movimento plant-based e com isso, ajudamos os animais e o planeta que tanto precisam de nós. Veganuary orienta de forma amigável e sem julgamentos para uma mudança de alimentação menos prejudicial ao planeta”.

Sobre Veganuary

A adesão ao Veganuary é gratuita e as pessoas podem neste link para receber e-book de receitas para celebridades, o kit inicial oficial do Veganuary e 31 e-mails diários com informações nutricionais, receitas deliciosas, planos de refeições e dicas úteis.

*Todos os números são da YouGov Plc. O tamanho total da amostra foi de 1.021 adultos. A pesquisa online foi realizada entre os dias 16 e 30 de janeiro de 2023. Os números foram ponderados e são representativos de todos os adultos (maiores de 18 anos) no Brasil.

Artigo anteriorCentro Cultural de Caucaia tem inscrições abertas para diversas atividades gratuitas
Próximo artigoReceitas leves e práticas que combinam com o verão