Vinho e primavera: aposte em rótulos com aromas florais

Marcada pelas temperaturas amenas, estação traz cores, perfumes e frescor aos amantes do vinho e proporciona experiência olfativa memorável

Com o início das temporadas de calor, pratos e petiscos mais leves e programas a céu aberto, os rótulos com aromas florais ganham destaque entre os apreciadores de vinhos. Sutis e agradáveis, os perfumes que estimulam o olfato durante a degustação não é adicionado ao produto, mas surgem com o processo de produção da bebida, no qual a uva se transforma em álcool.

Para a ocasião, André Dian, especialista da Grand Cru Campinas, com unidades no Cambuí e no Parque D. Pedro Shopping, indica rótulos leves e com aromas florais, principalmente, brancos, rosés e espumantes. “A primavera pede vinhos mais jovens, fáceis de serem consumidos e que podem ser complexos ao paladar. Sugiro exemplares com notas de flores que são sentidas assim que a bebida é colocada na taça e entra em contato com o ar. Os sabores combinam perfeitamente com essa estação que antecede o verão e pede alternativas refrescantes”, ressalta.

O expert destaca quatro rótulos coringas e sugere harmonizações:

Zuccardi Serie A Torrontes

Equilibrado, fresco, complexo e gastronômico, apresenta aromas delicados e únicos, cheios de flores brancas, como rosas e flores cítricas. Argentino, branco e com uma acidez viva, vai bem com peixes e frutos do mar.

San Marzano Il Pumo Sauvignon Malvasia

Com uma estrutura ácida, fresca e mineral, chamam atenção os aromas florais e as notas de frutas cítricas e tropicais. De Puglia, uma das regiões mais quentes da Itália, é leve, combina com a cozinha mediterrânea e com carnes brancas.

Espumante Nocturno Brut Rose

Um espumante rosé que é quase um buquê de flores, com uma intensa tonalidade de rosas, é alegre e cativante. Jovem e intenso, é como morder um morango fresco que acaba de ser colhido. Harmoniza com ceviche de salmão e ostras frescas.

Mazzei Belguardo Rose Toscana

As notas intensas e frescas apresentam aromas de flores de cerejeira. Com sabor delicado e agradavelmente duradouro, é equilibrado e perfeito para dias de praia. Vai bem com peixes e petiscos.

Artigo anteriorLéo Rocha no combate ao fogo na Chapada dos Guimarães
Próximo artigoGoverno de SP, em parceria com o Inspirando Jovens, lança curso de autoconhecimento “LabJovem”