Você sabe o que é Quiropraxia

Por Roberto S. Bleier Filho, graduado em Quiropraxia desde 2005, diretor da Associação Brasileira de Quiropraxia

A Quiropraxia é uma profissão de graduação na área da saúde, onde o seu foco é tratar e prevenir problemas do sistema musculoesquelético, principalmente problemas de coluna através do realinhamento da mesma.

A profissão nasceu nos Estados Unidos há 121 anos, e hoje conta com 20 universidades de Quiropraxia, 70 mil profissionais no país e mais ou menos 30 milhões de americanos atendidos anualmente.

No Brasil as duas únicas universidades começaram seus respectivos cursos em 2000. A graduação em Quiropraxia no Brasil leva em torno de 5 anos de duração. Há uma média de 1000 profissionais espalhados pelo país. Segundo dados da ANS, no Brasil 36% da população tem problemas de coluna, mais ou menos 70 milhões de habitantes.

A Quiropraxia é hoje a terceira maior profissão da área da saúde nos Estados Unidos e a profissão da saúde que mais cresce mundialmente. Devido a sua base científica e sua grande eficácia, é considerado um dos melhores tratamentos para vários tipos de dor nas costas.

Cuidar da coluna não é uma tarefa fácil, muito menos quando se tem uma estrutura corporal que você não está acostumado, e que está diariamente em ritmo acelerado de mudança. A grávida além de todas as mudanças hormonais, diga-se de passagem, bem conhecidas por todos, ela ainda tem que passar por mudanças drásticas em seu sistema neuro-musculoesquelético, mudanças na estrutura do seu corpo.  Aumento de peso, mudança do eixo da coluna, aumento de flexibilidade articular e muscular e restrições a determinados movimentos corporais, isso sem falar na tensão e ansiedade que a futura mamãe está passando e que também causam alterações fisiológicas importantes.

Todas essas mudanças no corpo da mulher grávida podem gerar DOR! Mas esse é um período que não é indicado tomar nenhum tipo de medicamentos, muito menos anti-inflamatórios e analgésicos. A Quiropraxia é uma excelente opção pois consegue melhorar e estabilizar o equilíbrio do corpo em poucos ajustes, aliviando rapidamente o quadro álgico, sem o uso de nenhuma substância, apenas fazendo uso de técnicas manuais.

Um estudo realizado por Peterson CK, e publicado na US National Library of Medicine, PubMEd, em abril de 2014 em um grupo de 115 mulheres grávidas com dores nas costas e pelve que se submeteram ao tratamento quiroprático, demonstrou que:

52% das grávidas que fizeram Quiropraxia se sentiram melhor com uma semana de tratamento. 70% com um mês de tratamento, e 90% com seis meses de tratamento.

Conclusão: a maioria das pacientes grávidas que se submeteram ao tratamento de Quiropraxia para dores nas costas e pelve reportou melhora em suas queixas.

Link do estudo: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24690125

Por Roberto S. Bleier Filho, graduado em Quiropraxia desde 2005, diretor da Associação Brasileira de Quiropraxia, e atende na Granja Viana há mais de cinco anos na Provital Quiropraxia. Para mais informações: bleierfilho@gmail.com

Artigo anteriorShopping Iguatemi Alphaville tem Ocupação Arte
Próximo artigoMatheus Lustosa estará no Parque Shopping Barueri