A Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária de Cotia (SMAA) realizou o 1º Pedágio Ambiental de 2020 na Feira Noturna, de 15/01. Nas edições de 2019, milhares de mudas foram distribuídas na ação com o objetivo de contribuir com a arborização urbana no município. Durante a ação, os gestores ambientais também tiraram dúvidas da população sobre cultivo e preservação ambiental.
A dona de casa Amélia de Moraes Brito passou pelo Pedágio Ambiental e comentou sobre a ação. “Jamais cortar, retirar ou queimar nossas áreas verdes, pelo contrário. Sou a favor de plantar árvores nos quintais, praças, beira de estrada, não importa onde, é só jogar uma sementinha ou plantar uma mudinha como essas”, disse Amélia que é moradora do bairro do Jardim Leonor. A moradora levou mudas frutíferas e um ipê, que será plantado em sua calçada.


O morador do Jardim Petrópolis, o senhor José Aureliano Neto sente orgulho de contribuir para a arborização da cidade. “É um privilégio muito grande esse incentivo que a Prefeitura promove para melhorar nossa qualidade de vida. Fico muito feliz e agradeço a Deus por poder plantar e depois colher os frutos dessas mudas que ganhei hoje”, destacou o morador.
O titular da SMMA, Gustavo Gemente, explicou que a secretaria desenvolve diversas atividades ambientais, além da distribuição de mudas nativas do bioma da mata atlântica e hortaliças. “Além do Pedágio Ambiental, a Secretaria realiza diversas ações como a Horta nas Escolas, a Horta Solidária, curso do Guardião Ambiental Mirim e o Cotia +Verde, que leva o plantio de mudas a diversos bairros da cidade e ainda conta com a participação dos moradores locais durante a ação. Vale ressaltar que as espécies que são entregues durante a Feira são oriundas de doações feitas ao Viveiro Municipal, em razão de compensações ambientais”, disse Gustavo.
Ele destacou a importância de toda a população se engajar na arborização urbana. “Se todos nós plantássemos árvores nativas, o meio ambiente e os seres humanos seriam amplamente beneficiados, pois as vantagens para os munícipes vêm com a beleza dos espaços, o bem-estar e a valorização da vida humana e da fauna, que também se beneficia como fonte de alimento”, salientou Gustavo Gemente.

Fotos: Divulgação SMAA

Artigo anteriorMariana Kotscho: de volta ao aconchego da Granja Viana
Próximo artigoCuidados com a dengue devem ser redobrados durante o verão