“3ª Caminhada Pela Cultura de Paz de Cotia” este ano será nacional

Reuniões que antecedem a caminhada acontecerão remotamente, a partir do dia 26 de julho, e o grande evento está marcado para o dia 20 de setembro.

O movimento que acontece pelo terceiro ano consecutivo e já entrou para o calendário cultural da cidade, a Caminhada Pela Cultura de Paz 2020, terá um componente novo: a participação de movimentos e pessoas de toda a região e do país. O sonho de ultrapassar as fronteiras de Cotia vem desde as primeiras reuniões do comitê organizador. Em 2019, o evento já contou com representantes de Embu das Artes e Vargem Grande Paulista e este ano há novas atividades previstas até a grande Caminhada Nacional, que será em 20 de setembro.

O primeiro Café com Axé (eventos que antecedem a Caminhada) está marcado para o dia 26 de julho (domingo), das 10h às 12h, e será transmitido por plataformas digitais a serem divulgadas mais próximo da data do evento. Em todos os anos, a Caminhada Pela Cultura de Paz aconteceu em agosto. Neste ano, em virtude da Pandemia, a Caminhada será por meio das plataformas digitais, como já vem acontecendo com todos os eventos culturais pelo país.

A intenção da Comissão Organizadora não é apenas alcançar todas as regiões possíveis e nacionalizar de fato A Cultura Pela Paz e Não Violência, mas universalizar, horizontalizar a participação e o envolvimento das pessoas, coletivos e movimentos.

O movimento defende o direito das culturas e suas manifestações, promove valores e uma nova atitude e uma nova relação humana entre a própria espécie, de respeito ao comportamento, à crença religiosa e sua profissão de fé, aos povos e suas origens, gênero, promoção da solidariedade e dos direitos humanos, da democracia e da preservação do planeta.

“A Cultura de Paz não é passividade, Cultura de Paz é reverência à vida, à diversidade, defesa e respeito a todos os direitos de todas as pessoas e todas as suas liberdades, por isso, mais que nunca precisamos ampliar esta mensagem, resistir com diálogo de Paz e não violência”, disse Gilmar de Almeida, Gestor de Cultura de Cotia.

Até o momento, já participam da organização representantes das mais diversas culturas e movimentos, como a Marcha Mundial Pela Paz e Não Violência, Umbanda, Candomblé, Indígena, Educação, Culturais. Para os organizadores, a necessidade do distanciamento social imposta pela Pandemia do coronavírus pode facilitar o alcance do movimento, por meio da Internet, em diversas regiões do Estado e do País.

Estão programadas várias Lives (transmissões via internet) temáticas abordando os mais diversos assuntos relacionados à Cultura de Paz. No grande evento de setembro, o movimento vai divulgar um documento aberto defendendo a Cultura de Paz, principalmente neste momento de Pandemia e o pós, situações econômica e política. Atualmente as informações podem ser acompanhadas pela página Caminhada Pela Cultura de Paz – Cotia – SP (https://www.facebook.com/caminhadapelaculturadepazcotia).

Serviço:

3ª Caminhada Pela Cultura de Paz de Cotia

26.07.2020 (domingo)

Café Com Axé

10h às 12h – ao vivo no Facebook em princípio

 

16.08.2020 (domingo)

Café Com Axé

10h às 12h – ao vivo no Facebook em princípio

30.08.2020 (domingo)

Café Com Axé

10h às 12h – ao vivo no Facebook em princípio

20.09.2020 (domingo)

Caminhada Pela Cultura de Paz

10h às 13h – programação será divulgada mais próxima da data

Obs.: Entre as datas acima acontecerão lives temáticas.

Comissão Organizadora:

Instituto Gira-Sol
Mensagem de Silo
Centro de Reflexão Caucaia do Alto
Templo de Umbanda Vô Lázaro de Aruanda
Casa de Airá – Tradição e Cultura
Macha Mundial Pela Paz e Não Violência
Casa Egbe Oba Awò
Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer de Cotia