Dia dos Namorados: Como enfrentar a data sozinho, mas de bem com a vida

Dia 12 de junho. Facebook, Instagram, Twitter e todas as possíveis redes sociais ficam recheadas de fotos de casais felizes e declarando-se uns aos outros. Esse é o dia em que até a mais segura das solteiras pode fraquejar, sentir saudade do ex ou até ter uma crise de autoestima.

“Não se entregue, assuma uma postura positiva e curta a data sozinha ou com pessoas que estão na mesma situação que você. Encare a realidade e não faça um drama desnecessário por causa diss. Esse é o segredo para ser mais feliz em qualquer data, e esse é só mais um dia dos outros 364 que o ano oferece para você”, diz João Alexandre Borba, psicólogo e coach.

O Dia dos Namorados oferece uma espécie de cobrança nas pessoas, é o que comenta o especialista.

“É como se fosse uma obrigação estar com alguém nesse dia e, se você está só, sempre haverá quem o cobre por isso. De toda maneira, se você quer namorar, se desesperar por causa disso não é nunca um bom caminho. Isso porque quando esse é o seu objetivo, você acaba por transformar o outro em um objeto de desejo – e ninguém quer ser objeto de ninguém”, declara João. 

De acordo do a psicólogo, o amor está aí o tempo todo.

Você pode estar só pelos mais diversos motivos: por vontade própria, por achar que ainda não é hora de se envolver, ou, inconscientemente, por não permitir que outras pessoas se aproximem de você ou preocupando-se demais com o que os outros vão pensar de você, distante de sua autenticidade. Assim, fica difícil amar de verdade.

“Por isso, a questão principal não é arranjar um companheiro, e sim ser você mesmo e desenvolver uma autoconfiança para isso. Antes de amar alguém, você precisa se amar, e não pode esperar que os outros se apaixonem por você, se não os deixa chegarem perto”, afirma.

Para João sssas são dicas para a vida inteira, não somente para o Dia dos Namorados. Porém, para enfrentar essa data da melhor forma, existem inúmeras atividades que você pode fazer para você mesmo.

“Faça algo de bom para você. Tome um longo banho, relaxe, e aproveite com seus outros amigos solteiros. Esse ano é ainda mais fácil, pois tem com a abertura da Copa do Mundo, os bares estarão cheios, e não só com casais”, opina Borba.

Divirta-se. Existem milhões de coisas que você pode fazer para distrair-se – e sair um pouco da internet. E entenda que o Dia dos Namorados acontece todos os anos e não passa de só mais um dia comum.

Artigo anteriorEsporte: Atletismo de Cotia conquista medalha de prata em Osasco
Próximo artigoTrânsito: Em período de queimadas, ViaOeste conscientiza motoristas