A saúde bucal é uma importante aliada ao combate da Covid-19

Em época de pandemia, manter nosso corpo saudável é essencial para fortalecer nossa imunidade

A necessidade do isolamento social é verídica e quanto mais ficarmos em casa, mais rápido venceremos esta batalha contra a Covid-19. Já sabemos que este distanciamento entre as pessoas, ter a saúde em dia e fazer a higienização das mãos são ótimas armas para mantermos nossa sanidade física e mental. O que poucas pessoas sabem é que cuidar da higiene bucal também pode ajudar a combater o Coronavírus. Pesquisas recentes mostraram que os cuidados orais em pacientes contaminados e internados na UTI, reduziram em 56% as infecções respiratórias dos mesmos.

Será que as doenças pré existentes e os cuidados rotineiros com nossa saúde também devem aguardar a liberação do isolamento social? Teoricamente sim, mas nem sempre isso é possível.

Na prática, existem tratamentos que não podem ser deixados de lado, como por exemplo, os cuidados com a saúde bucal. Pensando nisso, a Clínica Sorriso Santana Estúdio Oral, dirigida pela Dra Daniela Yano, odontologista, reforçou todos os cuidados para que os atendimentos possam ser realizados com segurança, mesmo em tempos de pandemia.

A triagem já começa no contato telefônico. Ao adentrar na clínica a temperatura do paciente é aferida, ele recebe propés para sua circulação interna e é direcionado para higiene das mãos. Enquanto isso, a equipe técnica se paramenta para dar início ao tratamento. Quando o dentista usa o “motorzinho”, aerossóis com saliva, bactérias e possíveis patógenos são produzidos e podem permanecer no ar por até 3 horas. Para evitar a contaminação entre profissionais e pacientes, a clínica usa sugador de aerossol e esterilizador de ar ultra-violeta. Esse capta o ar da sala e bombardeia radiação UV-C, deixando o mesmo livre de germes, bactérias, vírus e todos micro-organismos.

Ao término da consulta, um totem de luz Ultra-violeta também é acionado para contribuir na exterminação dos micro-organismos do ar e das superfícies. Assim, a equipe auxiliar pode dar início a limpeza, desinfecção química da sala, sem riscos e a sala fica totalmente estéril para o próximo atendimento. Além de tudo isso, também adquiriram equipamento Ultra -violeta para esterilizar todos os objetos que entram na clínica, desde os trabalhos laboratoriais até os materiais de consumo.

“Não poderíamos ficar alheios à esta pandemia, procuramos adquirir toda esta tecnologia, para proteger nossos pacientes e seus familiares da Covid-19, como também os profissionais que trabalham na clínica. Se cada um fizer a sua parte, venceremos esta guerra contra o coronavírus”, conta Dra Daniela Yano.

Artigo anteriorRede de supermercados lança playlist temática para a quarentena
Próximo artigo“Perdemos muito tempo com pequenas coisas e deixamos de privilegiar a saúde”