#circuito21anos: em 2007, Cotia ganhava Juizado Especial

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) instalou em Cotia, no dia 4 de dezembro de 2007, a Vara do Juizado Especial Cível e Criminal. O presidente do TJSP, desembargador Celso Luiz Limongi, presidiu a solenidade, que teve a participação dos juízes e promotores da cidade, do então prefeito Quinzinho Pedroso e do então presidente da Câmara Almir Rodrigues, entre outras autoridades.

Nossa equipe esteve no local, registrando o momento e destacou uma frase do desembargador na época: “O Juizado Especial Cível e Criminal traduz o respeito ao cidadão. É o respeito a essa comunidade e ao princípio de igualdade. Se todos têm direito à habitação, ao trabalho e à educação, também têm que ter direito à justiça. O acesso à justiça é mais fundamental dos direitos humanos”. A inauguração foi publicada na edição 097, em janeiro de 2008.

De acordo com o juiz diretor do Fórum de Cotia, Paulo Henrique Ribeiro Garcia, a chegada da 4ª vara melhoraria o atendimento forense. “Antigamente, cada juiz tinha de 8 a 9 mil processos, mais os casos do Juizado, que eram repartidos. Com a nova vara, a tramitação dos processos de toda Comarca tende a ficar mais ágil”, explicou.

Por Juliana Martins Machado

Artigo anteriorEspetáculo “Como a Vida” mescla teatro, literatura e gastronomia
Próximo artigoSão Paulo é o estado com mais vacinas aplicadas contra a COVID-19