Localizado numa área de 11 mil metros quadrados repleta de verde, o Colégio Micael, fundado há 42 anos, é uma das escolas Waldorf pioneiras do país. Essa pedagogia é fundamentada na antroposofia, método de conhecimento do ser humano e da natureza introduzido no início do século XX pelo pensador austríaco Rudolf Steiner.
As escolas antroposóficas se propõem a desenvolver todas as potencialidades do aluno, não apenas a intelectual: as emoções e o desejo de agir no mundo também são aspectos importantíssimos. Processos de aprendizagem ao ar livre, ligados ao fazer com as próprias mãos, são essenciais nessa proposta e permitem que a criança e o jovem se apropriem de fato dos conteúdos. Aprende-se pela experiência, não pela simples absorção de conceitos abstratos.
A vivência profunda que as escolas Waldorf têm com as atividades pedagógicas fora da sala de aula vem enriquecendo, no mundo todo, as discussões sobre um novo olhar para o uso dos espaços na educação, algo fundamental na retomada das aulas presenciais.
No Colégio Micael, as atividades ao ar livre passarão a ser ainda mais frequentes quando houver a reabertura da escola. Além disso, todos os cuidados com distanciamento, higienização e proteção individual serão seguidos à risca.


Maternal e Jardim de Infância (a partir de 2 anos)
O livre brincar, o ritmo e a fantasia são aspectos fundamentais para o desenvolvimento da criança na primeira infância e norteiam o trabalho da educação infantil.
Ensino fundamental
Dos 7 aos 14 anos, o desenvolvimento das emoções se destaca: o conteúdo deve tocar o aluno pelo sentir. As artes e as manualidades contribuem bastante para isso. Disciplinas “convencionais”, como História, Matemática e Geografia, são apresentadas de maneira viva, pulsante.
Ensino médio
O jovem é incentivado a elaborar sua própria visão de mundo a partir da análise de diferentes pontos de vista. Nada chega pronto: o grupo faz experimentos e reflete com o professor sobre possíveis conclusões a respeito de determinado tema.

Serviço
Colégio Walford Micael
R. Pedro Alexandrino Soares, 68 – Jd. Boa Vista (altura do km 17 da Raposo Tavares)
Tel. (11) 3782-4892
www.micael.com.br

Artigo anteriorColégio Desafio: escola preparada para o retorno das aulas presenciais
Próximo artigoPresencial, remoto, híbrido: Colégio Rio Branco sempre inovando