A paixão pelo futebol corre nas veias dos brasileiros e com os jogos da Copa do Mundo, que começou no dia 20, muitos já se programam para reunir família e amigos para torcer pela Seleção. Boa comida e bebida são fundamentais para complementar a festa. Especialistas do Oba Hortifruti dão dicas de cardápios e harmonizações para os vários encontros a serem realizados durante a competição.
Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, começa com um alerta aos exageros. “O ideal é não juntar a fome com a vontade de comer! Então, é importante manter um padrão de alimentação saudável nas refeições principais. Outro ponto é tomar cuidado para a ansiedade durante a torcida não favorecer os excessos. Preste atenção no que você está comendo. Petiscos são bem-vindos, mas sempre em pequena quantidade, pois são calóricos e precisam de moderação”, ressalta.
Opções leves, como salada de frutas, uvas congeladas, frutas picadas em geral, palitinhos de vegetais, tomate-cereja com patês, podem fazer parte do cardápio para ajudar a equilibrar o consumo calórico durante os encontros, orienta Renata. Para as bebidas, uma dica é alternar o consumo de bebida alcoólica com água ou suco para manter a hidratação e ajudar na redução do volume de álcool ingerido.
A especialista lembra que é importante adequar o cardápio às pessoas que participam dos encontros, levando em conta tanto as preferências quanto as restrições alimentares, como intolerância à lactose ou algum tipo de alergia alimentar.
Em grupos com crianças, deve-se ter atenção a alimentos que possam causar engasgos, como pipoca e amendoim. Com pessoas mais idosas, é necessário se atentar à consistência dos alimentos, possibilitando a boa mastigação. Amendoins e castanhas podem ser um desafio, por exemplo.
Se a torcida for a dois, cuidado para não planejar um cardápio muito variado e acabar favorecendo desperdício ou consumo exagerado. A dica é apostar em menor variedade e opções que agradem aos dois.
Para quem vai curtir os jogos na sala ou quintal, o cardápio pode ser variado com petiscos, como pipoca, amendoim, castanhas, tortas caseiras, espetinhos de frutas, tábuas de frios e queijos, azeitonas, mini salgados assados, chips de vegetais, mini torradinhas e palitos de cenoura e de pepino com patês e queijos boursins.
“Se a turma optar por ficar na cozinha, é possível consumir tanto petiscos quanto refeições mais elaboradas, como massas e carnes. E na área gourmet, o tradicional churrasco e os petiscos são as melhores opções”, elenca Renata, que lembra que além dos alimentos já fracionados, tortas, queijos, frutas e pães, devem ser servidos cortados em pedaços pequenos para facilitar o consumo.
Para alguns, dia de jogo combina com uma boa bebida. O especialista em bebidas do Oba Hortifruti, Júlio César de Oliveira, traz algumas combinações para deixar a torcida mais saborosa. “Temos várias opções de harmonizações, mas o mais importante é saber consumir com moderação”, afirma.
Segundo Júlio, reuniões intimistas combinam com um bom gin, como o Gin Tônica Five Drinks, e as tábuas de frios são ideais para acompanhar.
Para quem vai optar pelas carnes, a sugestão do especialista é combinar cortes mais leves, como a fraldinha, por exemplo, com as cervejas maltadas, como a Dusza Puro Malte. Esse corte também harmoniza com vinhos tintos, como o português AdegaMãe Pinta Negra.
Já para quem não abre mão da tradicional picanha, a escolha ideal são as cervejas com aromas mais adocicados. Uma combinação perfeita para proporcionar um sabor diferenciado e destacar as qualidades do corte é harmonizar com a Dusza Pale Ale. Para quem é do time do vinho, a dica é um tinto malbec Dona Paula Estate.
As carnes suínas, como a panceta, vão bem com um vinho tinto pinot noir, como o da Casas Del Bosque Reserva, ou cervejas tipo IPA, que possuem alta concentração de lúpulos e sabor mais amargo.
Como dia de torcida pelo Brasil é dia de união, Renata dá dicas de quatro receitas que podem ser feitas pelos amigos e familiares e incrementar a festa do futebol.
Palitinho de legumes assados
- 2 cenouras médias cortadas em formato palito
- 200g de vagem cortada em formato palito
- Azeite, sal e pimenta a gosto
Modo de preparo: Acomode os vegetais picados em uma assadeira untada com azeite. Adicione o sal e a pimenta, distribuindo por todos os palitos de cenoura e de vagem. Leve ao forno a 200 graus por cerca de 30 minutos, até que fiquem al dente. Sirva acompanhado de boursin, homus, molho pesto ou molho de mostarda
- 300g de batata bolinha
- Alecrim a gosto
- Sal e azeite a gosto
Modo de preparo: Cozinhe as batatas com casca por cerca de 10 minutos. Retire da água e coloque cerca de 3 batatas em cada espeto. Regue com o azeite, adicione o sal e salpique as folhas de alecrim. Leve ao forno pré-aquecido ou à churrasqueira por cerca de mais 20 minutos.
- 1 xícara de morangos picados
- 1 xícara de uvas vermelhas cortadas ao meio
- 1 xícara de água
- ½ xícara de suco de laranja
- 200ml de água tônica
Modo de preparo: Bata no liquidificador os morangos, o suco de laranja, a uva e a água. Acrescente a água tônica delicadamente (sem bater) e sirva em seguida.
- ½ xícara de polpa de acerola
- 1 dose de vodca
- ½ xícara de gelo
- 2 folhas de hortelã picadas
- 2 colheres de sopa de leite condensado
Modo de preparo: Misture todos os ingredientes, agitando com a ajuda de uma coqueteleira. Sirva em seguida.